Alagoas

Saúde envia mais de 13 mil testes rápidos de Covid-19 para os 102 municípios alagoanos

Secretário Alexandre Ayres anunciou medida durante reunião com a diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems)

Por Agencia Alagoas 16/04/2020 18h06
Saúde envia mais de 13 mil testes rápidos de Covid-19 para os 102 municípios alagoanos
Municípios terão condições de realizar as testagens nas pessoas com sintomas da Covid-19 - Foto: Igor Nascimento

Mais de 13 mil testes rápidos estarão à disposição dos 102 municípios alagoanos a partir desta sexta-feira (17). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (16) pelo secretário Alexandre Ayres após reunião com a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).

De posse do material, os municípios terão condições de realizar as testagens nas pessoas que estão com sintomas da Covid-19, a exemplo de febre, tosse e dificuldade para respirar. A medida, segundo Ayres, tem como objetivo identificar rapidamente os casos confirmados da Covid-19, e consequentemente, disponibilizar o tratamento via isolamento social, bem como achatar a curva epidemiológica em Alagoas.

“O trabalho contínuo e forte do Governo de Alagoas junto aos municípios alagoanos, com apoio do Ministério de Saúde, demonstra o quanto essa união de esforços é importante para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Acabamos de receber mais de 13 mil testes e, de imediato, autorizamos o envio deles para os municípios alagoanos”, afirmou o secretário.

Segundo o último Boletim Epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (16), Alagoas tem 89 casos confirmados da Covid-19, entre eles cinco óbitos. Há 291 casos em investigação e 841 já foram descartados.