Saúde

Influenza: Drive-thru integra vacinação a partir deste sábado (18)

Modelo segue até terça-feira (21) nos shoppings Maceió e Pátio

Por Secom Maceió 16/04/2020 11h11
Influenza: Drive-thru integra vacinação a partir deste sábado (18)
Shoppings imunizarão público-alvo da campanha a partir desta sexta (18) - Foto: Pei Fon/Secom – Maceió

Sucesso na primeira fase da vacinação contra a influenza, o sistema drive-thru volta a integrar as estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Maceió para imunizar o público-alvo da segunda etapa da campanha, deste sábado (18) até terça-feira (21).

O drive-thru funcionará nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Benedito Bentes), das 8h às 16h30. A intenção é criar um fluxo rápido de atendimento, em que os usuários não precisem sair de seus veículos para serem imunizados.

São público-alvo desta etapa os profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas; caminhoneiros, profissional de transporte coletivo (motoristas e cobradores) e trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

A imunização segue ainda nas unidades de saúde e escolas, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h.

Documentos necessários

Os doentes crônicos devem apresentar uma declaração médica (com o nome ou CID da doença) ou receita de medicamento utilizado para a doença. Veja quadro das doenças crônicas aqui

Para os motoristas de transporte coletivo a comprovação pode ser feita por meio do contracheque, comprovante da empresa ou apresentação da carteira de habilitação nas categorias D ou E. Já os caminhoneiros também podem ser apresentadas a carteira de habilitação C ou E.

Os profissionais das forças de segurança e salvamento também precisam apresentar comprovação da instituição em que trabalham.

Fases da Campanha

A primeira fase da campanha ultrapassou o número de idosos previsto para Maceió, atingindo, de acordo com o último levantamento, 105% deste público. Mais de 81% dos trabalhadores da saúde foram imunizados até agora. Na terceira fase, que inicia em 9 de maio, serão vacinados professores das escolas públicas e privadas; crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas; adultos de 55 a 59 anos de idade; pessoas com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental, múltipla) e povos indígenas.