Saúde

Novo decreto deve durar pelo menos até 15 de maio e trará novas medidas, afirma Renan Filho

Governo está trabalhando para garantir mil leitos no estado todo

Por 7segundos, com Cadaminuto 17/04/2020 20h08
Novo decreto deve durar pelo menos até 15 de maio e trará novas medidas, afirma Renan Filho
Governador Renan Filho (MDB) - Foto: Reprodução

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (17), o governador de Alagoas, Renan Filho, afirmou que o novo decreto trará novas medidas e deve durar pelo menos até 15 de maio, data prevista para a inauguração do Hospital Metropolitano. Ele também citou que  governo está trabalhando para ter cerca de mil leitos, sendo 700 de internação e 300 de UTIs. “O estado tem que se preparar para salvar vidas”, destacou, acrescentando que hoje já existem 261 leitos, entre públicos e privados.

O governador também citou que está estudando mais obrigatoriedades a serem anunciadas no novo decreto, devido ao crescente número de casos: “Vamos ter medidas novas de uso de máscaras e outros procedimentos. Estamos ouvindo o Ministério da Saúde, os governadores do Nordeste, setores da economia e da saúde, no entanto vamos seguir a rota que a humanidade segue e o que a OMS e o MS seguem, principalmente até adequar a nossa rede hospitalar na capital e no interior”.

“Esse trabalho é um dos maiores desafios que tive na gestão pública e quem tem que tomar as decisões precisa ter humildade para ouvir e tomar medidas que protejam a população”, prosseguiu, reforçando que vai utilizar o que permite a legislação para salvar vidas.

Sobre os testes para o coronavírus, Renan falou que “o Brasil está testando pouco e Alagoas ampliou esse número, agora com a chegada dos 13 mil testes que serão utilizados na capital e no interior”.

“As pessoas não compreendem as medidas tomadas, mas isso aconteceu para não propagar a doença e precisamos isolar o vírus para evitar que muitas pessoas se contagiem. Obviamente todo governante quer as cidades bombando e trabalhando, porém se não agirmos com precaução iremos perder muitas vidas e esse debate toma conta do Brasil”, justificou Renan, destacando o trabalho dos profissionais da saúde pública.

“Precisamos manter o fundamento do que temos feito, pois no mundo as pessoas ainda não sabem quantos leitos serão necessários e aqui em Alagoas vamos criar o maior número que pudermos”, finalizou.