Serviços

Casal trabalha para restabelecer abastecimento no Sertão e na Bacia Leiteira neste domingo

Sistemas foram afetados por turbidez da água e por defeito em registro de recalque

Por Assessoria 19/04/2020 12h12
Casal trabalha para restabelecer abastecimento no Sertão e na Bacia Leiteira neste domingo
Captação de água do Sistema Coletivo da Bacia Leiteira fica no Rio São Francisco em Pão de Açúcar - Foto: Assessoria

Profissionais da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) trabalham, neste domingo (19), para restabelecer o fornecimento de água em localidades do Sertão e da Bacia Leiteira.

Isso porque, em Delmiro Gouveia, município atendido com água do Rio São Francisco, a captação do Salgado teve sua capacidade de tratamento reduzida devido ao nível elevado de turbidez da água bruta do manancial, ocasionado pelas fortes chuvas dos últimos dias.

Em consequência disso, alguns bairros e povoados de Delmiro Gouveia estão com o abastecimento deficiente neste domingo (19). Segundo a Casal, por meio de sua Unidade de Negócio Sertão, à medida que o nível de turbidez da água bruta do Rio São Francisco for diminuindo, a capacidade de tratamento da ETA será elevada, garantindo o fornecimento de mais água para a cidade.

Já em Mata Grande, a Estação Elevatória de Água Tratada 06 (EEAT-06) está temporariamente paralisada devido ao rompimento de uma adutora de 200mm de diâmetro, no trecho que fica dentro de um riacho. O rompimento foi causado pela água da chuva, que elevou o nível e a força da correnteza desse riacho.

Técnicos da Unidade de Negócio Sertão da Companhia já estão no local para realizar o conserto, porém, aguardam o nível do riacho baixar para efetuar o trabalho. Além de Mata Grande, a situação também compromete o abastecimento de Canapi. Tão logo a manutenção da adutora seja concluída, o abastecimento será retomado gradativamente para as duas cidades.

Bacia Leiteira

Na região da Bacia Leiteira, técnicos da Companhia constataram um defeito em um registro de recalque de 400mm de diâmetro na Estação Elevatória de Água Tratada 01 (EEAT-01), em Pão de Açúcar. Isso compromete o abastecimento de todas as 18 cidades atendidas pelo Sistema Coletivo da Bacia Leiteira. Os profissionais da Casal trabalham durante todo o dia de hoje na manutenção do equipamento e preveem que até a manhã desta segunda-feira (20) o abastecimento já esteja regularizado.