Saúde

Funcionária do Samu morre por covid-19 e colegas prestam homenagem

Profissionais também denunciaram falta de EPIs em Alagoas

Por 7Segundos 19/04/2020 13h01
Funcionária do Samu morre por covid-19 e colegas prestam homenagem
Profissionais aplaudiram e ligaram as sirenes em frente ao Cemitério São José e a sede do Samu - Foto: Reprodução/ Vídeo

Profissionais de saúde se juntaram em frente ao Cemitério São José, no bairro Trapiche da Barra, neste domingo (19) para aplaudir e homenagear Maria da Conceição, funcionária do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que teria morrido por covid-19.

Além de homenagear durante o sepultamento, os profissionais também foram até a sede do Samu, ligaram as sirenes das ambulâncias e aplaudiram a vítima.

De acordo com colegas de trabalho, Maria da Conceição morreu em decorrência da doença nesse sábado (18) em um hospital particular. Eles também denunciaram a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Estou indignada sim! Pois essa colega de trabalho faleceu pela inércia, pela omissão, pelo descaso do governo do Estado para com os profissionais da saúde que se encontram na linha de frente de uma guerra biológica. Totalmente desprotegidos, sem EPIs apropriados e suficientes, sem avaliação médica, sem testes para covid-19”, escreveu uma profissional.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que possui todos EPIs exigidos e disse que eles estão sendo distribuídos para todos profissionais.

 

Confira nota na íntegra: 

NOTA - SESAU/SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas esclarece que possui todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) exigidos pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o combate a Covid-19.

Os EPIs estão sendo distribuídos para todos os profissionais da assistência, tanto as máscaras cirúrgicas como as máscaras N-95, assim como luvas, óculos de proteção, aventais e os macacões impermeáveis e estão sendo usados de acordo com as indicações do MS E OMS.