Política

Bolsonaristas: Renan Filho é alvo de pedido de impeachment

Ataques bolsonaristas a governadores aumentaram durante pandemia

Por 7Segundos com O Globo 21/04/2020 09h09
Bolsonaristas: Renan Filho é alvo de pedido de impeachment
Governador Renan Filho - Foto: Reprodução

Após um áudio ameaçando Renan Filho (MDB) no final de semana caso não reabrisse o comércio, o governador do Estado agora é algo de um pedido de impeachment.

O pedido está sendo feito através de um site de petição online encabeçado por um usuário identificado como Paulo Gomes e 573 pessoas já assinaram.

O governador de Alagoas não é o único que está sofrendo retaliação. Uma reportagem do O Globo nesta terça-feira (21) apontou que à intensificação do choque entre governadores e Jair Bolsonaro por causa das divergências sobre o isolamento social no combate ao novo coronavírus, diversos chefes dos executivos estaduais também têm sido alvo de ataques por parte de apoiadores do presidente nas redes sociais.

Focada preferencialmente em João Doria (PSDB) e Wilson Witzel (PSC), os dois principais alvos, a ofensiva se ampliou para os chefes dos executivos de outros estados nas últimas semanas.

Levantamento da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (Dapp-FGV) mostra que há um volume alto de menções aos governadores no Twitter desde o final de março. Entre 3 e 16 de abril, foram cerca de 3,63 milhões de postagens sobre os líderes dos governos estaduais na plataforma. De 20 de março a 3 de abril, as citações haviam alcançado 3,72 milhões de publicações.

O estudo destaca que houve aumento progressivo de menções a partir do dia 7 de abril, com um pico de 395,6 mil postagens no dia 11. Esse movimento acompanha os esforços de perfis pró-Bolsonaro para mobilizar carreatas.