Política

Políticos usam acesso a unidades de saúde para uso eleitoral

Visitas proibidas a pacientes hospitalizados são liberadas por vereadores em troca de votos

Por Berg Morais 22/04/2020 14h02
Políticos usam acesso a unidades de saúde para uso eleitoral
Saúde sendo usada na negociação de votos - Foto: Creative Commons CC0

O acesso ao sistema público de saúde em Maceió tem sofrido interferência de agentes políticos, que se utilizam do momento de pandemia para angariar votos. Visitas a pacientes hospitalizados que são proibidas pelos órgãos de saúde, estariam sendo liberadas por vereadores em troca de votos. 

A ação ocorre em postos de saúde e em até hospitais, segundo denúncia recebida pelo 7segundos. A prática é feita, principalmente, por vereadores de mandato, que usam do cargo para impor autoridade.

Como medida preventiva ao Coronavírus, unidades de saúde suspenderam a visitação a pacientes internados e proibiram a presença de acompanhantes em casos mais simples. No entanto, basta ter acesso a algum vereador para que essas regras sejam quebradas. 

De acordo com o denunciante, que preferiu ter o nome preservado, o esquema funciona da seguinte forma: a família do paciente procura algum vereador. Após o primeiro contato, o político encaminha um assessor ao local onde o paciente recebeu atendimento para avaliar as possibilidades de acesso. Em seguida, o parlamentar vai a unidade hospitalar acompanhado de um dos membros da família para visitar o doente. O pagamento pela visita é o voto. 

O 7segundos entrou em contato com as assessorias de comunicação das secretarias estadual e municipal de Saúde, mas as ligações telefônicas não foram atendidas. Até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.