Saúde

“Fiquem em casa”, apela cirurgião e diretor da Santa Casa de Maceió

Até esta terça-feira (21), foram contabilizados 210 casos de coronavírus em AL

Por Giulianna Albuquerque 22/04/2020 08h08
“Fiquem em casa”, apela cirurgião e diretor da Santa Casa de Maceió
Diretor da Santa Casa de Maceió faz apelo - Foto: Divulgação

O cirurgião torácico Artur Gomes Neto, diretor-médico da Santa Casa de Maceió, publicou um vídeo nas redes sociais, na noite desta terça-feira (21), fazendo um apelo a população em relação ao coronavírus (Covid-19). Segundo ele, os números de pacientes com casos confirmados para a Covid-19 estão aumentando. O médico também mostrou preocupação com a chance de não ter leitos suficientes para atender os próximos internamentos, devido ao grande número de pacientes que já estão no hospital.

"Eu venho aqui, fazer um apelo a todos, para que fiquem em casa, que atendam as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Nós temos observado um aumento substancial no número de pessoas que chegam ao nosso ambulatório. O volume de pesssoas internadas graves é muito grande, praticamente cinco vezes maior do que uma semana atrás. Isso faz com que a gente fique preocupado com a possibilidade de congestionamento de toda rede de saúde e que a gente não tenha leitos para internar a todos que necessitam", alertou.

O último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirma 210 casos de Covid-19 em Alagoas. Destes, 96 estão em isolamento domiciliar e 22 internados em leitos públicos e privados, sendo cinco em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 17 em leitos clínicos. Outros 73 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 281 casos em investigação laboratorial.

Veja o vídeo na íntegra: