Alagoas

Governo lança site com informações sobre o coronavírus e as medidas adotadas em AL

Endereço reúne orientações, notícias e boletins atualizados diariamente, além de disponibilizar decretos, medidas governamentais e esclarecimentos sobre fake news

Por Agência Alagoas 23/04/2020 15h03
Governo lança site com informações sobre o coronavírus e as medidas adotadas em AL
Endereço reúne orientações, notícias e boletins atualizados - Foto: Divulgação

O Governo de Alagoas lançou nesta quinta-feira (23) um hotsite exclusivo, com conteúdo atualizado diariamente, sobre ações e orientações de enfrentamento ao novo coronavírus. Para ter acesso, basta acessar o endereço www.alagoascontraocoronavirus.com.br.

O canal concentra notícias, boletins, infográficos, orientações para prevenção e atendimento e a relação das Unidades Básicas de Saúde em todos os municípios de Alagoas. O site também reúne as medidas governamentais executadas, a legislação com os decretos já publicados e esclarecimentos de fake news sobre a Covid-19.

“A Secretaria de Estado da Saúde está disponibilizando um hotsite, em mais uma iniciativa de combate à pandemia que tem trazido grandes danos não só para Alagoas, como para o Brasil e para o mundo”, anuncia o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

“Um novo endereço virtual, dedicado à luta pela saúde”, define Enio Lins, secretário de Estado da Comunicação, sobre a nova resolução do Governo de Alagoas no combate ao coronavírus. “É mais um espaço de transparência, solidariedade, esclarecimento e atualização de dados e iniciativas neste grande esforço cidadão contra a pandemia”, explica o gestor. “Use-o sem moderação. E fique em casa!”, recomenda.

Navegação

Ao entrar na página inicial, o usuário visualizará os números atualizados do contágio no estado: o total de casos confirmados, suspeitos de contaminação, pessoas recuperadas e óbitos provocados pela doença. A navegação permite acesso ao boletim epidemiológico emitido todos os dias pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS). O relatório apresenta informações e gráficos com dados comparativos da transmissão pela Covid-19 em Alagoas, na região Nordeste e em todo o Brasil.

A seção “Quando Procurar Ajuda Médica?” contempla orientações sobre quando e onde buscar atendimento ao sentir sintomas e permite encontrar a relação de Unidades Básicas de Saúde localizadas em todas as cidades alagoanas. Um infográfico com o mapa do estado ajuda a visualizar a distribuição espacial dos casos já confirmados da doença por aqui.

O hotsite abriga todas as notícias relacionadas ao enfrentamento do novo coronavírus publicadas diariamente pela Agência Alagoas. O conteúdo jornalístico foi acrescido de uma seção de combate as fake news, que investiga, esclarece e confirma a veracidade ou não de informações suspeitas sobre o tema.

Quem quiser contribuir com a população mais vulnerável pode se cadastrar no espaço Empresário do Bem – Juntos por Alagoas. A iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e do Turismo (Sedetur) funciona como um canal entre doadores e organizações aptas a receber produtos de necessidade básica.

De acordo com o desenvolvedor do hotsite, Tom Carvalho, uma das principais características estruturais da plataforma é a função responsiva. Ou seja, a capacidade de se moldar a diversos dispositivos, como celulares, tablets e computadores. “O site vai sempre buscar se encaixar nesses tipos nessas tecnologias afim de não perder nenhum tipo de conteúdo, então se torna um endereço eletrônico de acesso universal”, explica.

Com 18 anos de experiência no desenvolvimento de sites para internet, o webdesigner exercitou o altruísmo ao se oferecer voluntária e gratuitamente para a confecção do dispositivo. “Se cada profissional, de cada setor, pudesse contribuir com a sociedade dessa forma – como acredito que esse site vai ajudar na disseminação de informações sobre a doença –, a gente iria ajudar muito Alagoas no combater a essa epidemia”, considera.

 Transparência

Além de reafirmar o empenho nos cuidados com a saúde da população, o endereço atesta o compromisso com a transparência ao listar a ampla relação de medidas governamentais executadas nas áreas de saúde, educação, economia e segurança, bem como, na regulação do funcionalismo público, do sistema prisional e de eventos, comércio e serviços. E mais: todos os decretos publicados desde o início da pandemia estão disponíveis para consulta.

“Este hotsite é uma plataforma a mais que se agrega a outras ferramentas já existentes dedicadas à transparência no Governo de Alagoas. Especialmente em momentos de crise aumenta a necessidade de ser transparente, de dar respostas e esclarecer todos os passos, todos os procedimentos”, assinala o secretário Enio Lins.