Geral

Articulação entre órgãos públicos facilita ações de combate ao coronavírus

Gabinete de Governança contribui na elaboração de legislação durante pandemia

Por Secom Maceió 24/04/2020 16h04
Articulação entre órgãos públicos facilita ações de combate ao coronavírus
Íria Almeida, Secretaria da Governança - Foto: Reprodução

O Gabinete de Governança (GGOV) da Prefeitura de Maceió está atuando na articulação dos órgãos que integram o Gabinete de Crise para o enfrentamento do coronavírus na capital. As ações desenvolvidas por esses órgãos visam o cumprimento das determinações previstas no decreto Nº 8.869, que prorrogou as medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública durante a pandemia de covid-19. 

No Gabinete de Crise, o GGOV participa da elaboração de leis relacionadas ao combate à covid-19, com a Procuradoria Geral do Município (PGM) e o Gabinete do Prefeito. Além disso, o GGOV é o órgão que mantém contato com outras prefeituras, com o objetivo de buscar melhores práticas de prevenção ao coronavírus e entender o que está acontecendo nas outras cidades durante a pandemia.

A secretária municipal se Governança, Íria Almeida, ressaltou a importância do trabalho do GGOV em parcerias com outros órgãos.”O momento que estamos passando exige trabalho colaborativo para que o serviço seja prestado de forma mais eficiente e mais segura para o cidadão. O GGOV, além de atuar na articulação dos órgãos, imprime nas soluções um pouco de tudo que tem trabalhado nesses anos: inovação, engajamento cidadão, desburocratização, práticas de cidade inteligente. Acreditamos que a união de forças será o meio mais eficaz de sairmos mais fortes dessa crise de saúde pública”, pontuou a secretária.

O Gabinete de Governança também apoiou a DTI da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) no desenvolvimento do portal http://retomada.maceio.al.gov.br/pages/principal.faces, que objetiva organizar a abertura, experimental, gradual e sob condições, das atividades suspensas como medida preventiva ao controle do coronavírus.

Com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), o GGOV já trabalha nas questões relacionadas à desburocratização, para auxiliar os cidadãos no ciclo pós-pandemia.