Política

Após crise no Governo, Arthur Lira entrará em ação para blindar Bolsonaro com o “Centrão”

Deputado alagoano tentará “segurar” pedidos de impeachment contra Bolsonaro na Câmara Federal

Por Berg Morais 25/04/2020 12h12
Após crise no Governo, Arthur Lira entrará em ação para blindar Bolsonaro com o “Centrão”
Presidente Jair Bolsonaro em encontro com deputado Arthur Lira - Foto: Reprodução

Uma crise política e institucional foi instalada no governo federal após o pedido de exoneração do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. Uma série de acusações foram feitas ao presidente da República Jair Bolsonaro, que deve usar a influência de seu novo aliado, o deputado federal alagoano Arthur Lira (Progressistas), para ser blindado no Congresso Nacional. 

O ex-juiz federal acusou Jair Bolsonaro de forçar uma interferência política no comando da Polícia Federal, motivo que provocou a saída de Moro do Ministério. 

As declarações polêmicas provocaram o procurador-geral da República, Augusto Aras,  a pedir autorização do Supremo Tribunal Federal para instaurar um inquérito para investigar as denúncias atribuídas ao presidente da República. 

Com a ferida exposta nacionalmente e com a “queda de braço” com o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM/RJ), Jair Bolsonaro necessita urgentemente de uma espécie de blindagem no Congresso Nacional, na tentativa de protelar os possíveis pedidos de impeachment que deverão ser apresentados nos próximos dias. 

O “centrão” - grupo de parlamentares com influência suficiente para definir votações no Congresso - comandado pelo deputado Arthur Lira (PP), passa a ser uma peça fundamental para prolongar ou até mesmo garantir a permanência de Jair Bolsonaro na presidência da República. 

A influência de Arthur Lira será a carta na manga que Bolsonaro terá para enfrentar esse jogo pelo Poder que promete, a partir de agora, ser bastante duro para ele. 

Como retribuição aos esforços em favor de Bolsonaro, Arthur Lira seria contemplado com à presidência da Câmara dos Deputados, através do empenho incondicional da Presidência da República.