Geral

Teto de casa desaba durante fortes chuvas no bairro do Pinheiro

Defesa Civil foi acionada e constatou o fato, neste domingo (26)

Por Redação, com assessoria 27/04/2020 10h10
Teto de casa desaba durante fortes chuvas no bairro do Pinheiro
Casas pintadas no bairro do Pinheiro - Foto: Pascom Arquidiocese de Maceió

As fortes chuvas que retornaram para Maceió neste domingo (26) deixaram prejuízos em diversas localidades de Maceió. Na Rua José Luiz Soares Neto, no bairro do Pinheiro, uma casa foi completamente invadida pela água, após o teto desabar com a força da tempestade.

A Defesa Civil foi acionada e constatou o desabamento parcial do teto do imóvel que está inserido em área de realocação do Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias.

Segundo o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec), o imóvel estava desocupado por apresentar muitas rachaduras em decorrência da instabilidade de solo que afeta a região.

O proprietário do imóvel já está sendo atendido pela Braskem através do Termo de Acordo Para Apoio na Desocupação das Áreas de Risco, celebrado entre Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado (MPE), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado (DPE) e a mineradora.

As casas que ainda estão ocupadas na Rua José Luiz Soares Neto, onde houve o registro do desabamento parcial do teto, devem passar pela análise da Junta Técnica que definirá a classificação de risco do imóvel e se há necessidade de realocação. Os casos de realocação serão inseridos no Programa de Apoio à Realocação e Compensação Financeira da Braskem.

A Defesa Civil de Maceió reforça que vem adotando as medidas necessárias diante do problema e não medirá esforços para garantir a salvaguarda da população.

O órgão municipal destaca que mantém o monitoramento da área afetada pela instabilidade de solo e continua com a recomendação de realocação prevista no Mapa de Setorização de Danos, uma vez que, até o momento, não há solução para o problema.