Saúde

Elevador favorece contaminação pelo novo coronavírus

Cuidados incluem uso de máscara, álcool em gel e o não compartilhamento com outros usuários

Por Agência Alagoas 27/04/2020 17h05
Elevador favorece contaminação pelo novo coronavírus
Instruções de uso - Foto: Reprodução

Evitar a utilização inadequada de equipamentos de uso coletivo está entre os cuidados necessários à redução da contaminação pelo novo coronavírus. Considerado um meio de transporte, o elevador está entre os que mais  favorecem a proliferação dentre outros fatores pela  ventilação reduzida do ambiente e capacidade de resistência do vírus em determinadas superfícies como o aço e o metal.

Além de cobrar do condomínio medidas efetivas  e contínuas de higiene, os usuários precisam ficar atentos a posturas pessoais importantes para evitar a proliferação. Quanto a isso,  os especialistas são diretos: “Caso possa, dê preferência à escada, sem tocar no corrimão, que é geralmente mais segura e uma forma de praticar exercício físico”, recomenda  o médico Marcos Davi Lemos de Melo. 

Quando o uso do elevador for inevitável, Marcos Davi alerta para cuidados pessoais necessários.“Esteja sempre utilizando uma máscara e com álcool em gel de uso pessoal em um pequeno invólucro a sua disposição para que possa passar nas mãos antes (para não contaminar o elevador) e depois de usá-lo”. 

O ambiente fechado e com ventilação reduzida transforma o painel de acesso do elevador em fonte potencial de contaminação.  Para amenizar os riscos, o médico orienta quanto a utilização individual ou com o mínimo de pessoas, mantendo, neste caso, a maior distância possível dos demais usuários.

Cuidado redobrado

A Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (Abeel) preparou a cartilha Coronavírus: Como Evitar a Propagação em Elevadores, com dicas preventivas. Confira:

1-Procure evitar o uso do elevador quando estiver cheio, espere a próxima viagem.

2- Caso precise descer dois andares ou subir um andar, vá pelas escadas. Evite o elevador.

3- Acione o botão de chamada de pavimento e o botão de cabina com o auxílio de um lenço de papel descartável.

4- As portas de pavimento do tipo eixo vertical, ou seja, em que é necessário puxá-las com a mão para entrar e empurrá-las para sair da cabina, devem ser abertas com o uso de um lenço de papel descartável.

Segundo a Abeel, existem cerca de 400 mil elevadores no Brasil. A cartilha completa pode ser acessada clicando AQUI (http://www.emumclick.com/images/news/ABEELCORONAVIRUSCARTILHA.pdf)