Alagoas

Farmácias passarão a realizar teste rápido pra covid-19

Conselho Regional de Farmácia de Alagoas explica nova medida

Por Marcos Filipe Sousa 28/04/2020 14h02
Farmácias passarão a realizar teste rápido pra covid-19
Robert Nicácio explicou sobre a autorização da Anvisa - Foto: Assessoria

Nesta semana deve sair a portaria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que autoriza farmácias a realizar o teste rápido para o novo coronavírus. O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas comentou sobre a decisão.

Robert Nicácio explicou que outros testes rápidos já são realizados nos estabelecimentos, como gravidez, sifiles, HIV, Hepatite B e C.

“Mas não é qualquer tipo de farmácia que realiza. Ela tem que ter o mínimo de estrutura, além da autorização da vigilância estadual ou municipal, dependendo da situação”, comentou.

Ele disse que não foi nenhuma surpresa, já que o teste para Covid-19 é parecido com os demais que já são realizados.

“A Anvisa vai publicar duas notas técnicas com as responsabilidades e de quem vai pode realizar esse tipo de teste. A premissa básica é de que o farmacêutico tenha treinamento adequado para isso, e as condições sanitárias, como uma sala própria para isso”, completou.

Com a decisão, a realização deixará de ser feita apenas em ambiente hospitalar e clínicas das redes públicas e privadas.

“Iremos acompanhar e passar as devidas orientações para a população”, finalizou o presidente.

A liberação desses testes será temporária e deve permanecer no período de emergência de saúde pública nacional decretado pelo Ministério da Saúde em 4 de fevereiro deste ano.