Polícia

Delegada orienta sobre atendimento a vítimas de violência doméstica

Vítima de agressão pode registrar Boletim de Ocorrência sem sair de casa

Por Redação, com assessoria 28/04/2020 13h01
Delegada orienta sobre atendimento a vítimas de violência doméstica
Delegada Cássia Mabel - Foto: Ascom PCAL

A delegada Cássia Mabel, titular da 2ª Delegacia de Defesa da Mulher da Capital, deu orientações nesta segunda-feira (27) sobre o atendimento prestado pela Polícia Civil de Alagoas a vítimas de violência doméstica.

Segundo ela, para evitar aglomerações, a mulher vítima de agressão verbal ou ameaça pode registrar o Boletim de Ocorrência (BO) sem sair de casa. Para isso, basta acessar o endereço, na internet, delegaciainterativa.al.gov.br ou entrar no site da Polícia Civil pc.al.gov.br – onde encontrará um link para ter acesso à delegacia interativa.

Nos casos de agressão física ou estupro, por exemplo, em que há necessidade de exame de corpo de delito pelo Instituto Médico Legal (IML), a mulher deve comparecer à delegacia para apanhar a requisição, para que possa ser submetida ao exame antes que os vestígios da agressão desapareçam.

As delegacias de defesa da mulher também estão abertas para receber mulheres que sofreram violência doméstica e que desejem solicitar à Justiça medidas protetivas de urgência, ou seja, o afastamento do agressor do lar ou a proibição dele se aproximar da vítima.

A delegada disse ainda que a Polícia Civil está trabalhando normalmente, lavrando os autos de prisão em flagrante dos agressores de todos os tipos de crimes e, especialmente, a violência contra a mulher continua sendo combatida.

O trabalho é feito respeitando os protocolos de saúde, evitando aglomerações nas delegacias, onde o atendimento é feito a uma vítima de cada vez.

Em Alagoas, existem três delegacias especializadas de defesa da mulher, sendo duas em Maceió e uma em Arapiraca. Na Capital, a 1ª Delegacia da Mulher fica localizada na Rua Boa Vista, no Centro – telefone 3315.4976; a 2ª Delegacia da Mulher está localizada no Conjunto Salvador Lyra – telefone 3315.4327, e em Arapiraca o telefone da delegacia é 3521.6318.