Saúde

Sesau reforça investimento na aquisição de equipamentos de proteção individual

Máscaras, aventais, óculos de proteção e álcool em gel, entre outros

Por Agência Alagoas 28/04/2020 12h12
Sesau reforça investimento na aquisição de equipamentos de proteção individual
Todo o material vem sendo destinado para hospitais da rede pública de saúde, como o Hospital da Mulher e o Hospital Escola Helvio Auto - Foto: Assessoria

A segurança e os cuidados com quem atua na linha de frente na guerra contra o novo coronavírus estão entre as prioridades executadas pelo Governo do Alagoas no enfrentamento à pandemia. Desde o início das medidas de combate à Covid-19, em 18 de março, até o final da última semana, os investimentos em equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde e de serviços essenciais totalizaram o valor de R$ 860.737,66 – mais de oitocentos mil reais.

“Desde o início da pandemia na China, nós passamos a idealizar e a estruturar processos emergenciais e licitatórios com vistas à aquisição de EPIs para os nossos profissionais de saúde. Isso fez com que Alagoas saísse na frente e fizesse um estoque desses equipamentos”, explica o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

A relação da aquisição de EPIs contemplou a compra de 357.900 máscaras descartáveis, 58.746 máscaras PFF2 (ou N95), 116 mil toucas, 1.276 frascos de álcool em gel (500ml), 11.887 frascos de álcool líquido a 70% (1.000ml) e mais de 1 milhão luvas, além de aventais (42.990), macacão (935), sapatilhas (78.600) e óculos de proteção individual (2.536).

Todo o material vem sendo destinado para hospitais da rede pública de saúde, como o Hospital da Mulher (que passou a funcionar como unidade exclusiva de atendimento a pacientes com Covid-19) e o Hospital Escola Helvio Auto, entre outros.

Ambulatórios, maternidades, unidades de pronto atendimento (UPAs), unidades básicas de saúde (UBS) e demais equipamentos contratualizados pelo Estado, situados na capital e no interior de Alagoas, também recebem os itens de proteção e segurança. “Estamos distribuindo semanalmente esses materiais para as unidades de saúde”, esclareceu o secretário.

Além disso, parte dos EPIs também está sendo enviada para utilização em instituições e entidades que atuam com serviços essenciais no combate ao novo coronavírus, como a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e nas operações e barreiras de controle nas divisas do estado, entre outras.

O Governo de Alagoas determinou que, a partir de agora, os diretores das unidades solicitem a assinatura do servidor no momento do recebimento dos EPIs. “A exigência visa evitar fake news e discussões secundárias no momento em que a prioridade é a proteção do nosso profissional de saúde e, consequentemente, a realização do seu trabalho em defesa da saúde dos alagoanos”, reforçou Alexandre Ayres.