Trânsito

Medidas adotadas pela SMTT auxiliam no combate à Covid-19

Ações preventivas envolvem higienização e desinfecção de ônibus, fiscalizações e atendimentos remotos à população

Por Ascom SMTT 29/04/2020 16h04
Medidas adotadas pela SMTT auxiliam no combate à Covid-19
Limpeza em transporte urbano - Foto: Ascom SMTT

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), segue adotando medidas para garantir a segurança sanitária dos servidores do órgão e dos passageiros que diariamente utilizam o Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM). São ações que reforçam o enfrentamento da emergência de saúde pública ocasionada pela pandemia do novo coronavírus.

No que diz respeito ao transporte público, a SMTT determinou que as empresas que compõem o SIMM adquirissem pulverizadores para a esterilização diária dos terminais. O serviço ocorre diariamente, nos períodos da tarde e da noite, horários em que o fluxo de passageiros nos equipamentos públicos é menor. O material desinfetante utilizado pelas concessionárias para a desinfecção dos terminais é usado normalmente nas unidades hospitalares, não causa incômodo à população e é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além dos terminais, a Prefeitura de Maceió também determinou a pulverização diária dos coletivos urbanos. A medida chega para reforçar a higienização dos ônibus urbanos, que já vem sendo realizada diariamente, duas vezes por dia, nas garagens das concessionárias que integram o SIMM. Esses equipamentos pulverizadores garantem uma esterilização ainda melhor dos ônibu, pois o material utilizado para a desinfecção dos assentos, barras de apoio, janelas, catracas e piso tem uma durabilidade maior.

“Além da higienização dos coletivos e dos terminais de ônibus, a SMTT determinou ainda o reforço de fiscais nos terminais para melhor orientar a população na hora do embarque nos coletivos. Também foi determinada a implantação de faixas de distanciamento de um metro e meio nas plataformas de embarque, a exemplo das instaladas no terminal do Benedito Bentes, assim como também que fosse feita a distribuição gratuita de álcool em gel e de máscaras para todos os motoristas e cobradores do sistema de transporte. São medidas necessárias, que tem ajudado a salvar vidas”, destacou Antônio Moura, gestor da SMTT.

Portaria suspende e prorroga uso do Cartão Bem Legal Escolar e o Domingo é Meia. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Ainda como parte das ações de prevenção e combate à propagação do novo coronavírus no transporte público, a SMTT suspendeu e prorrogou, por meio de portarias, o uso do Cartão Bem Legal na modalidade Escolar e o benefício do Domingo é Meia no SIMM. Para a publicação das portarias foi levado em consideração a suspensão das atividades em todas as escolas das redes municipal, estadual e privada, além da paralisação das aulas nas universidades com sede em Maceió, bem como a interrupção de visitas aos parques e o fechamento de shoppings e outros estabelecimentos comerciais da cidade.

Frota de ônibus

Devido aos decretos Municipal e Estadual que determinam o isolamento social durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus e que permitem apenas o funcionamento dos estabelecimentos que prestam os serviços considerados essenciais à população, a SMTT constatou uma diminuição na quantidade de passageiros utilizando o transporte público.

“Por conta dessa redução de passageiros utilizando o SIMM, a frota dos coletivos urbanos de Maceió passou, desde o dia 23 de março, a operar apenas com 70% da sua capacidade nos dias úteis. Já aos finais de semana, o serviço passou a circular somente com 50% da sua capacidade. A SMTT continuará monitorando a situação do transporte público de Maceió e adotando as medidas necessárias para garantir a manutenção do SIMM, reforçando as principais linhas de ônibus nos horários de pico para melhor atender à população”, reforçou Moura.

Operação Fronteiras

Por meio da Operação Fronteiras, a SMTT tem fiscalizado as vias de acesso à capital alagoana para garantir o cumprimento do decreto estadual que proíbe a circulação dos transportes rodoviário intermunicipal de passageiros, complementar, regular, serviços de receptivos e transporte clandestino durante o período de isolamento social obrigatório ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. Desde o início das fiscalizações, no dia 23 de março, o órgão já autuou e removeu 87 veículos que descumpriam o que determina o decreto. 

A Operação Fronteiras é uma ação integrada que, além da SMTT, também conta com as participações e apoios das equipes da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Polícia Rodoviária (BPRV), Polícia Militar (PM/AL) e da Guarda Municipal de Maceió.

Atendimentos à população

Para reduzir os riscos de contágio da covid-19, a Prefeitura de Maceió, por meio de decreto municipal, adotou o regime de teletrabalho em todas as repartições públicas. Durante todo o primeiro mês de atendimento remoto à população, a SMTT já realizou 503 assistências aos maceioenses.

Para esclarecer qualquer dúvida sobre os serviços ofertados pela SMTT durante este período de isolamento social, os maceioenses podem buscar atendimentos online pelo e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp (82) 98232-2887, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

“Os atendimentos via teletrabalho que são realizados pela SMTT são muito rápidos, levando uma média de oito a 10 minutos por pessoa. Temos uma equipe preparada para esclarecer todas as dúvidas dos cidadãos e orientá-los da melhor forma sobre os assuntos pertinentes à Superintendência”, contou o titular da SMTT, Antônio Moura.

Os atendimentos às ocorrências de trânsito na malha viária de Maceió seguem mantidos durante a pandemia do novo coronavírus por se tratar de um serviço considerado essencial aos cidadãos. Nos casos de acidentes de trânsito, o maceioense poderá ligar para o número 3312-5340 e acionar o apoio das equipes da SMTT, através da Central de Monitoramento, operada no Núcleo de Operações Integradas (NOI). O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.

Outra opção para acionar as equipes da Superintendência em casos de acidentes de trânsito é pelo o aplicativo SMTT Maceió – NOI Cidadão. Pela plataforma tecnológica, que está disponível gratuitamente para quem possui um smartphone com o sistema operacional Android, a população poderá, de forma rápida e prática, solicitar o apoio das equipes do órgão para situações que necessitem de intervenções para garantir a mobilidade urbana nas vias da cidade. Baixe aqui o aplicativo.