Alagoas

LACEN/AL lança nota desmentindo acusações do deputado Davi Maia

Parlamentar acusou o laboratório de manipular os testes de Covid-19

Por 7segundos 29/04/2020 18h06
LACEN/AL lança nota desmentindo acusações do deputado Davi Maia
Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-AL) - Foto: Assessoria

O Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) lançou uma nota nesta quarta-feira (29), desmentindo as acusações feitas pelo deputado estadual Davi Maia. Segundo o parlamentar, que afirmou sua tese por meio de um áudio compartilhado durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), o laboratório estaria manipulando os testes de Covid-19.

De acordo com Davi Maia, os áudios são atribuídos à chefe do setor de Biologia Molecular do referido laboratório, Juliana Wanessa. Aparentemente, a gravação foi feita durante uma reunião interna e captada a partir de um aparelho celular. Segundo o Lacen, em nenhum momento, a gravação demonstra as suspeitas do deputado, retratando apenas trecho de uma reunião de rotina, onde funcionários do laboratório reforçam os procedimentos na análise e preparo das amostras. O diálogo estaria fora de contexto e não endossa as colocações feitas pelo parlamentar.

Segundo a nota, para ampliar a assistência ao estado, o Lacen estabeleceu contrato com o Laboratório Biomega, de São Paulo, para a realização de 2.200 (dois mil e duzentos) testes do tipo RTP-CR. O objetivo foi gerar mais celeridade na entrega de exames, principalmente nos casos considerados não prioritários. O Laboratório Central de Alagoas reiteou ainda que todos os exames, inclusive os enviados para o laboratório Biomega, são cadastrados e gerenciados pelo próprio Lacen, conforme determina o Ministério da Saúde.

Leia a nota na íntegra:

Nota – Laboratório Central de Alagoas

O Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) vem a público desmentir veementemente as acusações do deputado Davi Maia sobre suposta manipulação de testes a partir de áudio divulgado na manhã desta quarta-feira (29). 

Em nenhum momento, a gravação demonstra as ilações do deputado, retratando apenas trecho de uma reunião de rotina, onde funcionários do laboratório reforçam os procedimentos na análise e preparo das amostras. O diálogo  está fora de contexto e não endossa as colocações feitas pelo parlamentar.

O Lacen/AL esclarece que segue uma linha clínica de critério para realização de exames para detectar Covid-19 de acordo com a lista repassada pela Central de Regulação Leitos e pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS). Além disso, a unidade atende à demanda ambulatorial não prioritária, de pacientes com suspeitas clínicas de síndrome gripal e de pacientes que tiveram contato com outros pacientes positivos.

Para ampliar a assistência ao estado, o Lacen estabeleceu contrato com o Laboratório Biomega, de São Paulo, para a realização de 2.200 (dois mil e duzentos) testes do tipo RTP-CR. O objetivo foi gerar mais celeridade na entrega de exames, principalmente nos casos considerados não prioritários. O Laboratório Central de Alagoas reitera que todos os exames, inclusive os enviados para o laboratório Biomega, são cadastrados e gerenciados pelo próprio Lacen, conforme determina o Ministério da Saúde.