Política

Novo ministro enfatiza combate à corrupção e promete mais atuação da PF

Ao tomar posse, Mendonça fez um discurso emocionado e prometeu foco no combate à corrupção

Por UOL 29/04/2020 16h04
Novo ministro enfatiza combate à corrupção e promete mais atuação da PF
Ao tomar posse, Mendonça fez um discurso emocionado e prometeu foco no combate à corrupção - Foto: Reprodução

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), empossou hoje o novo titular do Ministério da Justiça e da Segurança Pública, André Mendonça, que chegou a prestar continência ao chefe do Executivo. Em cerimônia no Palácio do Planalto, José Levi Mello do Amaral Júnior também foi empossado como novo Advogado-Geral da União.

Autoridades do Judiciário prestigiaram a posse. O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, e o ministro Gilmar Mendes, também do Superemo, participaram da cerimônia, assim como o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), João Otávio de Noronha. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), também esteve presente.

Ao tomar posse, Mendonça fez um discurso emocionado e prometeu foco no combate à corrupção, além do fortalecimento da atuação da Polícia Federal.

"Há mais de uma década tenho dedicado meus esforços, na teoria e na prática, ao combate a corrupção", disse Mendonça.

"Vamos fazer operações conjuntas, cobrem de nós mais operações na Policia Federal", afirmou o ministro.

Inicialmente descontraído, Mendonça chegou a fazer uma piada com o presidente Bolsonaro e com a primeira-dama, Michelle — segundo ele, a responsável por "controlar" o presidente. Ao fim do pronunciamento, no entanto, o ministro demonstrou emoção em suas palavras, com a voz embargada.

Mendonça também elogiou a atuação dos policiais nas atividades de segurança pública — "Temos que reconhecer o valor dos agentes de segurança" —, disse, e prometeu uma gestão "técnica, imparcial e sempre disposta a prestar contas, não só ao chefe da nação, mas a todo o povo", afirmou o ministro.

Aos 47 anos, Mendonça assume o posto que foi ocupado entre janeiro de 2019 e abril de 2020 por Sergio Moro. O ex-ministro pediu demissão alegando interferência de Bolsonaro no comando da Polícia Federal. Moro não foi mencionado no discurso de posse do novo ministro.

Advogado da União desde 2000, Mendonça foi o titular da Advocacia-Geral da União entre 2019 e 2020. Antes, foi assessor especial de Wagner Rosário, ministro da Controladoria-Geral da União, entre 2016 e 2018.