Política

Marx Beltrão processa Equatorial na Justiça: aumentar tarifa de energia é “querer fazer o alagoano de besta"

Com a aprovação, a tarifa de energia no estado terá aumento de 9,16% para consumidores de baixa tensão em média tensão

Por Assessoria 30/04/2020 17h05
Marx Beltrão processa Equatorial na Justiça: aumentar tarifa de energia é “querer fazer o alagoano de besta'
Deputado Federal Marx Beltrão - Foto: Reprodução/Internet

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada federal alagoana no Congresso Nacional, anunciou nesta quinta-feira (30) que vai “acionar a Justiça para tentar barrar o reajuste da tarifa de energia elétrica a ser praticado pela Equatorial Energia em Alagoas a partir de julho de 2020”. O aumento foi autorizado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Com a aprovação, a tarifa de energia no estado terá aumento de 9,16% para consumidores de baixa tensão em média tensão. A Revisão Tarifária Extraordinária da Equatorial foi objeto de consulta pública conduzida pela ANEEL entre os dias 5 de fevereiro e 20 de março de 2020. Já para as indústrias do estado, o aumento será de 11,68%.

“Gente este aumento de mais de 9% na conta de energia proposto pela Equatorial para vigorar a partir de julho é um completo absurdo. Por isso estou acionando a Justiça para que o desrespeito desta empresa não vire realidade. O alagoano está sofrendo muito com a crise do coronavírus, sem poder trabalhar, sem dinheiro, muitos sem ter até o pão para alimentar suas famílias, e sendo obrigados a ficarem em casa, consumindo ainda mais energia. Já tinha me posicionado contra este aumento na tarifa, e agora estou entrando com um processo no Judiciário contra esta empresa” disse Marx Beltrão.


“É muita falta de sensibilidade. É muito descaramento. É muita falta de respeito. É querer fazer o alagoano de besta. Desde que chegou em Alagoas, a Equatorial dá um show de péssimos serviços, cobranças indevidas e cortes de energia com brutalidade. Além de tudo isso a empresa quer aumentar em mais de 9% a conta de energia para os alagoanos, e aumentar em mais de 11% a conta de energia das indústrias do estado. Vou procurar a Justiça e entrar com uma ação para buscar meios legais e barrar esta falta da vergonha da Equatorial” reiterou o parlamentar.

Em dezembro de 2019, justamente para apurar os problemas nos serviços prestados pela Equatorial em Alagoas e adotar as medidas cabíveis contra a empresa, Marx Beltrão entregou oficio com este pedido ao presidente da ANEEL, André Pepitone da Nóbrega, e ao diretor da Agência, Rodrigo Limp Nascimento. Na ocasião, Marx se reuniu com a diretoria do órgão e pediu mais fiscalização da autarquia sobre a empresa que opera a distribuição e o fornecimento de energia elétrica no estado.

Do mesmo modo, após denúncias de consumidores envolvendo os serviços prestados pela Equatorial Energia, o deputado federal Marx Beltrão também enviou em 10 de fevereiro de 2020 solicitação de apuração ao procurador-chefe da República em Alagoas, Marcial Duarte Coêlho. Conforme o documento enviado ao Ministério Público federal (MPF) a "Equatorial vem sendo com assustadora frequência citada por consumidores, populares e meios de comunicação como autora de diversas irregularidades e imoralidades no tocante à prestação do serviço a ela delegado", pontuou o deputado à ocasião.