Saúde

Família afirma ter descoberto que idosa morreu por covid-19 no necrotério do HGE

Sesau disse que resultado positivo do exame saiu dois dias após o óbito

Por 7Segundos 30/04/2020 12h12
Família afirma ter descoberto que idosa morreu por covid-19 no necrotério do HGE
Hospital Geral do Estado (HGE) - Foto: Assessoria

Os familiares de uma idosa que morreu no Hospital Geral do Estado (HGE), na noite da última segunda-feira (26), afirmaram que só descobriram que ela estava com o novo coronavírus no necrotério do hospital.

A neta de Maria Luzimar Pereira, que não quis se identificar, disse que recebeu o laudo da morte que apontava óbito por Síndrome Respiratória Aguda e, em seguida, foi conduzida para reconhecer o corpo.

“Tinha uns seis corpos lá e começaram a procurar o dela. Quando encontraram e uma mulher ia abrir o saco, um homem gritou ‘não pode abrir, foi covid-19’. Não abriram mais”, contou.

Ela disse que foi apenas nesse momento que a doença foi citada como causa da morte. A neta contou que Maria Luzimar, que tinha 78 anos, estava internada desde a quinta-feira (23), quando deu entrada sem conseguir respirar.

“Eu passei três dias na frente do hospital, até embaixo de chuva, para receber os boletins médicos. Em um deles, disseram que o covid-19 havia sido descartado e que ela seria isolada para não pegar”, relatou.

Por não ter recebido documento ou escutado de algum médico sobre a suspeita da doença, a família questiona a possiblidade. Além disso, a neta de Maria Luzimar diz que não sabe se realmente enterrou o corpo da avó.

“Ninguém a viu depois da morte. O corpo estava dentro de quatros sacos e tinha o nome dela, mas não vi o rosto. Não sei quem enterramos, se era realmente o corpo dela”, disse.

Ao 7Segundos, o Hospital Gerado do Estado (HGE) afirmou que o exame PCR chegou ao hospital na tarde da terça-feira (28) e foi positivo para covid-19. Também explicou que, mesmo sem exame, todo paciente que vem a óbito por Síndrome Respiratória Aguda tem a tratativa do corpo semelhante ao paciente confirmado.

Confira nota na íntegra: 

NOTA DE ESCLARECIMENTO.

Maria Luzimar Gomes Pereira

O Hospital Geral do Estado (HGE) esclarece que a declaração de óbito da usuária Maria Luzimar Gomes Pereira, de 78 anos, falecida no último dia 26/04, às 18h40, tem Síndrome Respiratória Aguda Grave como causa da morte, onde uma das suspeitas pode ser pela Covid-19.

A paciente, hipertensa e diabética, deu entrada com pneumonia avançada e, seguindo o Protocolo do Ministério da Saúde (MS), a unidade hospitalar fez a suspeita da doença, coletando material biológico para a realização do exame PCR, cujo resultado chegou ao HGE na tarde de ontem (28) e foi positivo para a Covid-19.

O HGE explica que, mesmo sem a confirmação de que a morte é pelo novo coronavírus, todo paciente que vem a óbito por Síndrome Respiratória Aguda tem a tratativa do corpo semelhante ao paciente confirmado por Covid-19. E esclarece ainda que, a família é orientada, durante o reconhecimento do corpo da vítima, a seguir o Protocolo do MS para a Covid-19, que prevê cuidados especiais referentes ao manejo de corpos no contexto do novo coronavírus, independente de o resultado do exame já ter sido divulgado.