Infraestrutura

Prefeitura realiza obras de manutenção em vias da capital

Obras acontecem na ciclovia da Ponta Verde e em ruas do Jacintinho e Centro

Por Secom Maceió 30/04/2020 09h09
Prefeitura realiza obras de manutenção em vias da capital
Obras de reparação na ciclovia da Ponta Verde - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), está executando obras de manutenção nos bairros da Ponta Verde, Jacintinho e Centro. A previsão é que as obras sejam finalizadas ainda nesta semana. 

O coordenador-geral de drenagem da Seminfra, Esdras Maia, explica o que aconteceu no trecho entre as ruas Dias Cabral e Rosa Fonseca, no Centro. Ele esclarece que o tráfego intenso na região afundou o asfalto, o que provocou ruptura em uma tubulação de 600 metros, instalada no local há mais de 50 anos.

“A gente iria fazer uma intervenção na rua para a instalação de uma nova galeria, mas para isso seria necessário a retirada de um poste. Em acordo com a Equatorial, preferimos manter o poste e realizar o desvio da galeria para outra existente, próximo ao local”, explica Maia. 

Ele acrescenta ainda que a ligação da nova galeria à outra já existente fará a drenagem da água para a praia. Foram designados para a obra mais de 20 trabalhadores, entre equipes de recuperação, manutenção e desobstrução de galerias. 

Ciclovia na Ponta Verde  

Por causa de fissuras existentes no muro de contenção em um trecho na orla da Ponta Verde, o mar atingiu o concreto e derrubou a faixa de ciclovia. De acordo com o diretor de manutenções de vias da Seminfra, Igor Simões, as obras de reparação serão realizadas em uma extensão de 100 metros.

Trabalhadores foram designados com retroescavadeiras para fechar a fissura e realizar o reaterro no local. A previsão é que o serviço já esteja pronto até o final desta semana.

Grota do Moreira 

Já no Jacintinho, as paredes que protegem uma galeria caíram, o que provocou danos ao equipamento de drenagem. A situação gerou infiltração, necessitando de um serviço mais complexo.  As obras iniciaram na terça-feira e devem se estender durante a semana.  .

Obras continuam, mas com segurança

Segundo o secretário de infraestrutura, Mac Lira, apesar da pandemia, as obras terão continuidade na capital por se tratarem de serviços essenciais que levarão melhorias estruturais e sanitárias à população.

“Enquanto arcamos com o nosso compromisso de levar melhores condições de vida, seja em estrutura física e sanitária à população, recomendamos para que, quem puder ficar em casa, só saia às ruas em caso de necessidade. Vamos permanecer intensificando os serviços, tomando os devidos cuidados com aqueles que precisam estar nas ruas, trabalhando por um lugar melhor de se morar”, destaca Lira. 

Entre as medidas exigidas pela Prefeitura de Maceió e atendidas pelo setor da construção para evitar a contaminação do novo coronavírus estão a utilização de itens importantes de proteção como máscaras e álcool gel.

Além disso, lavatórios estão sendo colocados nas obras e é cobrado o distanciamento de um metro e meio entre os trabalhadores, recomendado pelos órgãos de Saúde.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), Alfredo Brêda, outra medida que será adotada em breve é a realização de testes nos trabalhadores, cujas empresas de construções estejam filiadas ao Sinduscon.