Alagoas

Equatorial esclarece aumento da conta de energia em Alagoas

Deputado Federal Marx Beltrão disse que iria acionar a justiça para barrar o aumento

Por 7segundos 01/05/2020 09h09
Equatorial esclarece aumento da conta de energia em Alagoas
Sede da Equatorial Energia Alagoas - Foto: 7Segundos

A Equatorial Energia Alagoas emitiu uma nota nesta sexta-feira (01), informando sobre o aumento na tarifa de energia para baixa e média tensão. 

Com a aprovação, a tarifa de energia no estado terá aumento de 9,16% para consumidores de baixa tensão em média tensão. A Revisão Tarifária Extraordinária da Equatorial foi objeto de consulta pública conduzida pela ANEEL entre os dias 5 de fevereiro e 20 de março de 2020. Já para as indústrias do estado, o aumento será de 11,68%. Porém, em virtude do atual cenário de pandemia, foi suspensa a aplicação das novas tarifas para os consumidores atendidos pela distribuidora.

Segundo a Equatorial, A RTE de Alagoas já estava prevista no leilão da desestatização e no novo contrato de concessão, assinado em 2019, substituindo o reajuste tarifário anual para os alagoanos, e com isso não haverá outra correção de tarifa em 2020. A previsão é que as novas tarifas passem a vigorar somente a partir de 1º de julho e até lá a empresa continuará aplicando a atual tarifa de energia.

Na última quinta-feira (30), o Deputado Federal Marx Beltrão anunciou que iria acionar a Justiça para tentar barrar o reajuste da tarifa de energia elétrica. “Gente este aumento de mais de 9% na conta de energia proposto pela Equatorial para vigorar a partir de julho é um completo absurdo. Por isso estou acionando a Justiça para que o desrespeito desta empresa não vire realidade. O alagoano está sofrendo muito com a crise do coronavírus, sem poder trabalhar, sem dinheiro, muitos sem ter até o pão para alimentar suas famílias, e sendo obrigados a ficarem em casa, consumindo ainda mais energia. Já tinha me posicionado contra este aumento na tarifa, e agora estou entrando com um processo no Judiciário contra esta empresa” disse Marx Beltrão.

Leia nota na íntegra:

Nota de esclarecimento

A Equatorial Energia Alagoas informa que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concluiu o processo de Revisão Tarifária Extraordinária (RTE) da Distribuidora, nesta terça-feira (28). Porém, em virtude do atual cenário de pandemia, foi suspensa a aplicação das novas tarifas para os consumidores atendidos pela distribuidora.

A RTE de Alagoas já estava prevista no leilão da desestatização e no novo contrato de concessão, assinado em 2019, substituindo o reajuste tarifário anual para os alagoanos, e com isso não haverá outra correção de tarifa em 2020.

Neste processo extraordinário (RTE), a Aneel reavaliou o equilíbrio financeiro e econômico da Distribuidora, de forma a reconhecer os avanços na infraestrutura disponíveis para a prestação do serviço. 

Em Alagoas, a última revisão periódica ocorreu em 2013, e a seguinte estava prevista para 2017, mas não aconteceu, pois, o contrato de concessão anterior, que previa revisões a cada quatro anos, venceu em 2016, e não foi prorrogado pela Eletrobras. 

O efeito médio previsto para os consumidores, em função dessa revisão tarifária, é de 9,85%. A previsão é que as novas tarifas passem a vigorar somente a partir de 1º de julho e até lá a empresa continuará aplicando a atual tarifa de energia.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas