Maceió

Covid-19: projeto mapeia artesãos que produzem máscaras

Quando o usuário acessa o mapa, clica no ícone verde que fique mais próximo de sua casa

Por Ascom GGOV 01/05/2020 14h02
Covid-19: projeto mapeia artesãos que produzem máscaras
Mapa da localização de artesãos e costureiros cadastrados na Economia Solidária, que estão produzindo as máscaras de acordo com a orientação do Ministério da Saúde - Foto: Assessoria

O combate e a prevenção contra o novo Coronavírus aumentaram a procura por máscaras de proteção. Pensando nisso, a Prefeitura de Maceió, por meio do Gabinete de Governança (GGOV), junto com a Secretaria Municipal de Economia (Semec) e a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), criou o Projeto Minha Máscara, mapeando artesãos e costureiros cadastrados na Economia Solidária, que estão produzindo as máscaras de acordo com a orientação do Ministério da Saúde, para facilitar o acesso dos munícipes e dar mais visibilidade aos componentes da Economia Solidária.

Quando o usuário acessa o mapa, clica no ícone verde mais próximo de sua casa. O mapa mostra um resultado, então o interessado clica no pin – localização – em vermelho na parte inferior da tela e a ferramenta informa o contato da artesã ou do artesão cadastrado.

Clique aqui para ver o mapa

Cada vez mais as máscaras de proteção industrializadas estão escassas. Com isso, as máscaras de pano, produzidas de forma caseira, vêm se tornando uma alternativa/solução que funciona como barreira na propagação da covid-19. Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas, preferencialmente, em tecido de: algodão, tricoline e TNT.

Atenção

É fundamental que as máscaras sigam as recomendações do Ministério da Saúde, sendo feitas na medida certa: cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais. Para que as máscaras de pano sejam confeccionadas e utilizadas pelos cidadãos durante a pandemia do Coronavírus, algumas recomendações devem ser seguidas: Se ficar úmida, tem que ser trocada, pode lavar com sabão ou água sanitária, deixando de molho por cerca de 30 minutos, além de nunca compartilhar, porque o uso é individual.

O endereço dos artesãos e costureiros identificados no mapa não informa o número da casa. Para ter acesso à localização exata, é preciso entrar em contato com o responsável pelo número do telefone disponível na ferramenta de acesso.