Capital

Coronavírus: Prefeitura realiza ações de limpeza no combate à pandemia

Serviços seguem normalmente sem afetar o atendimento ao cidadão

Por Secom Maceió 01/05/2020 16h04
Coronavírus: Prefeitura realiza ações de limpeza no combate à pandemia
Ação ganhou reforço no dia 14 de abril com a integração de soldados do 59º Batalhão - Foto: Secom Maceió

Como parte das ações da Prefeitura de Maceió para frear a proliferação do novo coronavírus na capital, áreas públicas estão sendo totalmente desinfectadas. O trabalho está sendo executado desde o dia 24 de março, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

Os locais da ação são prioritariamente as áreas públicas, como o entorno das unidades de saúde, hospitais, principais praças, terminais e pontos de ônibus, e mercados. A desinfecção é realizada com lavagem e pulverização de água, sabão e solução composta por hipoclorito de sódio, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Esta ação ganhou reforço no dia 14 de abril com a integração de soldados do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz). Foram empregados cerca de 40 militares, que passaram a integrar a equipe de desinfecção realizando o trabalho programado semanalmente, através de cronograma alinhado com a Sudes, ampliando as áreas de higienização em toda a capital.

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres explica que estas parcerias são extremamente importantes para a ampliação dos serviços na capital, pois foi necessário realizar algumas adequações nas atividades de limpeza urbana.

“Com o aumento da demanda, tivemos que montar equipes de desinfecção, remanejamos outras para os serviços de limpeza nas ruas, firmamos parcerias e estamos  buscando novos mecanismos, para atuar de maneira eficiente no combate a esta pandemia e tornar a cidade cada vez mais limpa”, afirma Torres.

Para manter a renda dos catadores de recicláveis, a Prefeitura de Maceió, por meio da Sudes, decidiu pelo retorno gradativo das atividades das quatro cooperativas que prestam serviços de coleta seletiva na capital por meio de contrato com o Município. O serviço foi suspenso no mês de março, contudo o pagamento às cooperativas foram mantidos. As atividades retornaram no mês de abril com um novo cronograma, elaborado pela equipe técnica da Sudes junto com as presidentes das cooperativas Cooprel Antares, Cooprel Benedito Bentes, Cooplum e Coopvilla.

Voltou a funcionar inicialmente a coleta seletiva nos Pontos de Entrega Voluntária de Resíduos Recicláveis (PEVs). A coleta seletiva porta a porta nos bairros atendidos pelo serviço permanece suspensa e deverá ser retomada, também gradativamente, em outras etapas do cronograma de trabalho e com a divulgação sobre o retorno.

“A população também pode colaborar fazendo a destinação correta do material reciclável,  e descartando somente o necessário neste período, desta forma nós conseguimos ajudar o meio ambiente”, reitera Gustavo Torres.

Os serviços de limpeza seguem normalmente, sem afetar o atendimento ao cidadão por se tratar de algo essencial e que tem relação com a saúde pública. Seguindo as medidas estabelecidas pela Prefeitura de Maceió em relação à prevenção ao coronavírus, a Sudes realizou um trabalho de orientação com os profissionais. Além da coleta domiciliar, os serviços de capinação, varrição, coleta de entulhos, poda ou supressão de árvores, recolhimento de volumosos mutirões de limpeza seguem na programação.

Além do trabalho de limpeza urbana, os setores administrativos da Sudes continuam funcionando normalmente na modalidade de teletrabalho para atender as demandas  da população. Para informações, esclarecimento de dúvidas e denúncias, o cidadão pode entrar em contato pelo e-mail [email protected], pelo Whatsapp 98802-4834 e também pelo número 0800 082 2600.