Saúde

Rui Palmeira apela: “fiquem em casa” para evitar colapso na Saúde da Capital

Prefeito de Maceió afirma que lotação de UTI da Santa Casa chegou ao limite

Por 7Segundos 02/05/2020 22h10
Rui Palmeira apela: “fiquem em casa” para evitar colapso na Saúde da Capital
Rui Palmeira falou que rede hospitalar está perto do limite em Maceió - Foto: Reprodução

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, usou as redes sociais na noite deste sábado (02), para fazer um apelo para a população da Capital para respeitar as normas de quarentena, evitando sair de casa e, se o fizer, usar máscara. O pronunciamento foi feito após a entrevista do governador Renan Filho, que declarou que Alagoas precisa de medidas mais duras para conter a disseminação da covid-19. A medida, de acordo com o prefeito, é necessária para evitar a lotação total dos leitos para tratamento de coronavírus na Capital. 

“Acabei de conversar com o governador Renan Filho, com o diretor da Santa Casa, doutor Arthur Gomes Neto, e a situação de Maceió em relação a leitos, sobretudo de UTI, é muito delicada. Para vocês terem uma ideia, nós disponibilizamos 50 leitos SUS para tratar a covid na Santa Casa e no dia de hoje esses leitos estão completamente lotados. Não há mais vagas. E o que acontece nos outros hospitais daqui de Maceió é algo muito semelhante”, declarou Palmeira.

De acordo com ele, as medidas de distanciamento social precisam ser reforçadas para evitar que a rede hospitalar da Capital entre em colapso; ou seja, que os hospitais não tenham leitos e equipamentos suficientes para atender a todas as pessoas infectadas pelo coronavírus. O prefeito de Maceió não mencionou o termo “lockdown”, que caracteriza as medidas mais duras de isolamento social, mas afirmou que é possível que neste domingo (03) ou segunda, ele e o governador Renan Filho anunciem medidas mais duras para conter o avanço da doença e também fez um apelo à população. 

“É muito importante que vocês fiquem em casa, que é o melhor remédio, a melhor prevenção para a covid, para que nós não tenhamos um colapso na nossa rede hospitalar nos próximos dias. Isso é fundamental, é muito importante que permaneça em casa e, se precisar sair, vá de máscara. Amanhã ou na segunda-feira, o governo e a prefeitura vão anunciar novas medidas em relação ao distanciamento social”, declarou.