Infraestrutura

Prefeitura dá início às obras para construção dos banheiros da orla

Instalações irão contar com dois blocos de banheiros por módulo

Por Secom Maceió 05/05/2020 08h08
Prefeitura dá início às obras para construção dos banheiros da orla
Equipe da Semtel em visita a obra - Foto: Semtel

A Prefeitura de Maceió iníciou as obras de construção dos módulos de banheiros na orla de marítima da cidade. O primeiro, dos sete módulos que irão compor o projeto, está sendo instalado na Praia de pajuçara, próximo à Praça Multieventos e a execução da primeira etapa da obra se encaminha agora para fase final.

O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) tem como objetivo melhorar a experiência do usuário que frequenta as praias de Maceió, e irá atender a demanda da população local e turistas, através da instalação de dois blocos de banheiros por módulo, que contarão com sanitários, pias, chuveiros na parte externa e adaptação ao uso para pessoas com deficiência.

Segundo o titular da Semtel, Jair Galvão, essa é uma obra fundamental para ampliar a qualificação do destino Maceió, e um importante avanço estrutural na orla da cidade, já que atende diretamente a uma solicitação da população, de comerciantes e turistas.

“A construção dos módulos de banheiros pela Prefeitura de Maceió é um anseio dos frequentadores da orla e um passo a mais no avanço das ações de melhoria do espaço público da capital alagoana. Um projeto que irá atender diretamente a uma demanda de turistas e maceioenses e consolidar o avanço da estruturação de um local de grande circulação e um dos maiores atrativos da cidade”, comentou.

Os banheiros serão construídos em pontos estratégicos com atenção especial aos lugares onde há maior fluxo de maceioenses e turistas, e terão revestimento externo em eucalipto, seguindo o padrão da orla em obras como os parquinhos e pontos de ônibus. Receberão a instalação as praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas.

A instalação desses módulos vai melhorar as condições sanitárias da região e oferecer aos usuários privacidade e comodidade, além de uma estruturação adequada para o fluxo de turistas em períodos de alta temporada, ampliação da qualificação da oferta turística e o bem-estar da população. O projeto, com valor global de R$ 410 mil, é assegurado através de um investimento do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Funcionários da obra seguem orientações de prevenção ao coronavirus

Em virtude da pandemia do coronavírus, o cronograma de execução da obra precisou passar por alguns ajustes e incluir novas datas ao planejamento inicial. Por outro lado, com base no decreto Nº 69.577 do governo estadual, que permite que obras de construção civil públicas e privadas sigam em execução, as equipes foram autorizadas a prosseguir com os serviços.

Dessa maneira ampliou-se a adoção de medidas de segurança, como o uso intensivo de EPIs e a utilização de uma pequena quantidade de funcionários, tendo em vista o porte da obra e a precaução de evitar aglomerações. Além dos EPIs exigidos por lei para construção civil, os funcionários da obra seguem as orientações do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL) e estão utilizando máscaras para proteção contra o coronavirus.