Saúde

Sesau realizará 3 mil tomografias por mês em pacientes com Covid-19

Em coletiva, Secretário Alexandre Ayres anunciou ainda a ampliação do número de leitos da rede pública para este final de semana

Por Agência Alagoas 05/05/2020 09h09
Sesau realizará 3 mil tomografias por mês em pacientes com Covid-19
Secretário afirmou que as pessoas estão fazendo da quarentena suas férias antecipadas Secretário afirmou que as pessoas estão fazendo da quarentena suas férias antecipadas - Foto: Igor Nascimento

O cenário em Alagoas continua preocupante. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesau) nesta segunda-feira (04), já são 1.538 casos positivos e 72 óbitos por coronavírus e 54% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) já estão ocupados. Durante a coletiva de imprensa, o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, voltou a lembrar que a população continua sendo a principal protagonista deste cenário.

“A população precisa entender a importância de colaborar. As pessoas estão fazendo da quarentena férias antecipadas, fazendo caminhadas, corridas, como se nada estivesse acontecendo. Se elas não ficarem em casa neste momento, o final pode ser trágico, porque não teremos leitos”, afirmou.

Na corrida contra o tempo, a Secretaria de Saúde, visando ampliar o protocolo de atendimento das vítimas da Covid-19, iniciará a partir desta terça-feira (05) a realização preventiva de exames de tomografia nos pacientes atendidos pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), unidades de saúde de Maceió e centros de triagens, no Trapiche da Barra e, em seguida, também, no Benedito Bentes.

“Estamos possibilitando para o cidadão atendido pelo SUS que ele realize esse exame preventivamente, a critério médico, priorizando os grupos de risco. Vamos possibilitar esse exame em massa. Só para o mês de maio, já temos contratualizadas 3 mil tomografias – serão 100 tomografias por dia, para que a gente possa ter um diagnóstico mais rápido dos casos desses pacientes e o comportamento do sistema respiratório, podendo assim iniciar, de maneira mais rápida e resolutiva o tratamento e protegendo de maneira mais célere o cidadão”, anunciou o secretário.

Alexandre lembrou ainda que o governo de Alagoas não tem medido esforços para expandir os leitos hospitalares da rede pública. De acordo com o gestor, os gráficos de ocupação diária dos leitos têm crescido constantemente, trazendo muita preocupação. “Cada vitória que a gente consegue na abertura de um leito vem acompanhada no crescimento da curva de pessoas necessitando da utilização”, disse.

“O Hospital Metropolitano será entregue à sociedade no dia 15 de maio, uma importante conquista no enfrentamento à Covid-19. Serão 130 leitos clínicos, mais 30 leitos de UTI, todos exclusivos para pacientes contaminados pelo coronavírus. Nós temos hoje 430 leitos disponíveis na nossa rede. Destes, 140 são leitos de UTI, 31 intermediários e 251 leitos clínicos. Até o final de semana a gente deve ultrapassar a marca de 500 leitos disponíveis”, afirmou.

Por fim, o secretário comunicou que o hospital de campanha que será localizado no Centro de Convenções começará a ser estruturado ainda nesta semana. Já em relação à central de triagem no Benedito Bentes, a estruturação já foi iniciada e ambos deverão entrar em funcionamento a partir da próxima semana.