Política

STF dá 72 horas para governo entregar vídeo de reunião citada por Moro

No encontro de Bolsonaro com ministros, o ex-juiz disse em depoimento que o presidente ameaçou demiti-lo

Por Metrópoles 06/05/2020 08h08
STF dá 72 horas para governo entregar vídeo de reunião citada por Moro
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal - Foto: Reprodução TV

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello deu, nessa terça-feira (05/05), 72 horas para que o governo federal entregue gravações de reunião entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o vice-presidente Hamilton Mourão e ministros realizada no dia 22 de abril.

O encontro foi citado em depoimento pelo ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro. Na ocasião, segundo o ex-juiz, Bolsonaro teria cobrado a troca no comando da Polícia Federal e na Superintendência no Rio de Janeiro, além de ter pedido acesso a relatórios da instituição.

Na reunião, segundo Moro, o chefe do Executivo teria dito que, caso não pudesse trocar o superintendente no Rio, poderia trocar o diretor-geral e até mesmo o ministro da Justiça.

“Oficie-se, com urgência, em complementação à decisão por mim hoje proferida, ao excelentíssimo senhor ministro de Estado chefe da Secretaria-Geral e ao senhor secretário da Secretaria Especial de Comunicação Social, órgãos da Presidência da República, e, também, ao senhor Célio Faria Júnior, assessor-chefe da Assessoria Especial do

Presidente da República, para que encaminhem, no prazo de 72 (setenta e duas) horas, cópia dos registros audiovisuais da reunião realizada entre o presidente da República, o vice-presidente da República, ministros

de Estado e presidentes de bancos públicos, ocorrida no dia 22/04/2020, no Palácio do Planalto”, determinou Celso de Mello.