Alagoas

AL fica fora de nova lista de respiradores do Ministério da Saúde

Equipamentos foram prometidos pelo Governo Federal no início da pandemia

Por Marcos Filipe Sousa 06/05/2020 15h03
AL fica fora de nova lista de respiradores do Ministério da Saúde
Equipamentos foram prometidos pelo Governo Federal no início da pandemia - Foto: Veja

O Ministério da Saúde divulgou esta semana uma lista de equipamentos que serão entregues aos estados nos próximos dias, e mais uma vez Alagoas está de fora dessa nova remessa.

Em entrevistas, o secretário de saúde do Estado, Alexandre Ayres, já havia dito que ainda na gestão do ex-ministro, Luiz Henrique Mandetta, o Governo Federal havia prometidos equipamentos que nunca chegaram.

Essa já é o segundo lote de ajuda enviado pelo Ministério da Saúde aos estados. Nessa nova lista de respiradores estão Amapá, Ceará, Paraíba e Pernambuco. Já foram beneficiados Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Alagoas também ficou de fora da locação e da instalação de 340 leitos de UTI. Nesta foram beneficiados a Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Nesta terça-feira (05) o governador Renan Filho (MDB) informou que para evitar colapso na rede pública de saúde, além da inauguração antecipada do Hospital Metropolitano, o hospital de Delmiro Gouveia também deve ter sua inauguração antecipada, além da construção de duas UPAs em Maceió.