Saúde

Idosa de 103 anos com sintomas de Covid-19 morre esperando por vaga

Mais de 400 pessoas aguardam por leito de UTI

Por G1 06/05/2020 09h09
Idosa de 103 anos com sintomas de Covid-19 morre esperando por vaga
Dona Herondina Conceição Souza, de 103 anos, internada com sintomas de Covid-19 - Foto: Reprodução/TV Globo

Os hospitais da rede estadual possuem uma fila de 401 pessoas com Covid-19 ou suspeita da doença que aguardam por uma vaga em uma Unidade de Tratamento Intensivo no Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira (6). Na rede municipal da cidade do Rio, 283 pessoas aguardavam a internação em uma unidade para pacientes em estado grave. Entre elas estava uma idosa de 103 anos, que não resistiu e faleceu no fim da noite de terça (5).

Os pacientes que aguardam por uma vaga em UTI estão em enfermarias para pacientes com o novo coronavírus ou internados em Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Os pacientes que estão nas UPAs esperam ainda mais por uma transferência, pois os leitos vagos costumam ser ocupados pelos pacientes que estão nas enfermarias das unidades de referência.

Herondina Conceição Souza, de 103 anos, é um destes casos. Ela estava internada na UPA de Padre Miguel, ma Zona Oeste da capital fluminense. Um dos netos chegou a fazer um apelo pedindo ajuda antes da morte da idosa.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro não se manifestou sobre o caso até 6h30.

Até o fim da tarde de terça, o Estado do Rio de Janeiro tinha 1.123 vítimas causa da Covid-19 e 12.391 casos confirmados da doença.