Saúde

Covid-19: É falso que jovens não morrem e só 0,2% precisarão de internação

Em Alagoas, números já são muito maiores que os da mensagem e mais da metade dos casos confirmados era de pessoas entre 20 e 49 anos

Por Agência Alagoas 06/05/2020 16h04
Covid-19: É falso que jovens não morrem e só 0,2% precisarão de internação
Notícias Fake - Foto: Reprodução

Uma mensagem compartilhada nas redes sociais aponta que as taxas de hospitalização e de mortalidade das pessoas que contraem o novo coronavírus são muito pequenas e só englobam idosos, chegando a, no máximo, 0,2% de 100 milhões de casos. As informações são falsas.

De acordo com o boletim epidemiológico dessa terça-feira (05), dos 1.605 casos confirmados de Covid-19, estavam internados 121, de várias faixas etárias, nas redes pública e privada – o que equivale a quase 8% das pessoas que já receberam o resultado do exame positivo. Contando com os casos suspeitos que estão internados e ainda aguardam o resultado do teste, esse número aumenta muito. 

Só na rede pública, 250 pessoas estavam internadas com suspeita ou confirmação do novo coronavírus até a tarde dessa terça-feira. Confira os dados aqui. Hospitais da rede privada, por sua vez, já vêm alertando que estão perto do colapso, com leitos para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 quase esgotados.

Jovens também morrem – A mensagem falsa diz: “Infelizmente a pequena minoria (0,1% ou 0,2% dos 100 milhões) serão de idosos que irão precisar de hospital e UTI e alguns destes virão a falecer”. De acordo com o médico infectologista Renê Oliveira, embora a maior parte das pessoas sequer apresentem sintomas, cerca de 20% das pessoas infectadas vão precisar de atendimento médico, inclusive os jovens. 

“Muitos jovens estão morrendo e morrerão, e a sociedade não está preparada para aceitar a morte de um grande número deles ao mesmo tempo”, alerta o especialista. Em Alagoas, até o dia 30 de abril, mais da metade dos casos confirmados de Covid-19 era de pessoas entre 20 e 49 anos. Veja aqui.O óbito mais jovem registrado em Alagoas tinha 24 anos.

Já o médico oncologista Marcos Davi enfatiza que o isolamento social é a única maneira de achatar a curva epidemiológica, evitar a superlotação dos hospitais e permitir atendimento adequado a toda a população. “Se houver relaxamento [do isolamento social] para menos de 70% da população, teremos colapso no sistema de saúde rapidamente, uma terrível calamidade pública”, concluiu.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.