Maceió

Covid-19: fiscalização nos terminais de ônibus é intensificada

SMTT está trabalhando de forma integrada para garantir cumprimento de decreto

Por Assessoria SMTT 07/05/2020 16h04
Covid-19: fiscalização nos terminais de ônibus é intensificada
SMTT intensifica fiscalização nos terminais para garantir cumprimento do decreto governamental. - Foto: Foto: Ascom SMTT

A Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), intensificou as fiscalizações nos principais terminais de ônibus da capital com o objetivo de garantir o cumprimento do novo decreto governamental, que estabelece medidas mais restritivas no que diz respeito ao transporte de passageiros no Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus.

Para evitar a proliferação de Covid-19, o Decreto Estadual nº 69.722 determina que só sejam transportados nos ônibus os usuários que estiverem utilizando máscaras. Outra medida estabelecida é que todos os passageiros sejam transportados sentados, não podendo haver cidadãos em pé no interior dos coletivos. As empresas que forem flagradas descumprindo o decreto governamental serão multadas.

”As equipes da SMTT estão percorrendo os terminais de ônibus da cidade diariamente e atuando de forma efetiva para garantir o que determina o decreto governamental. Além dos agentes do Grupamento de Ações Táticas de Transporte (GATT), fiscais do órgão e das empresas também têm realizado o trabalho de orientação e de conscientização dos usuários, alertando sobre a importância do cumprimento do isolamento social, a necessidade do uso de máscaras e destacando que todos só podem adentrar nos coletivos se tiver espaço disponível para serem transportados sentados”, explicou Alexsandre Serafim, assessor técnico de Transportes da SMTT.

Adesivos informando sobre o uso obrigatório de máscaras nos ônibus e sobre o transporte de passageiros sentados foram anexados nos coletivos. Foto: Ascom SMTT

Para melhor alertar a população sobre o uso obrigatório de máscaras no transporte coletivo e reforçar que os veículos só estão transportando passageiros sentados, a SMTT determinou que as empresas que fazem parte do SIMM anexassem adesivos informativos no para-brisa dos ônibus.

Além da SMTT, a fiscalização nos terminais de ônibus de Maceió também conta com os apoios da Polícia Militar (PM/AL) e da Guarda Municipal.