Saúde

Hospitais de campanha de SP atenderam 2 mil pacientes e evitaram 'colapso'

Unidades estão localizadas nos bairros do Anhembi e do Pacaembu e Ibirapuera

Por Uol 08/05/2020 10h10
Hospitais de campanha de SP atenderam 2 mil pacientes e evitaram 'colapso'
Pacientes em estado grave precisam ser internados em UTI - Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Paulo disse hoje que os leitos adicionais criados nos hospitais de campanha foram os responsáveis por evitar um "colapso" do sistema público de saúde como consequência da pandemia do coronavírus. Segundo a gestão do prefeito Bruno Covas (PSDB), mais de 2.000 pessoas foram atendidas pelas unidades temporárias do Anhembi e do estádio do Pacaembu. 

"Os hospitais de campanha que inauguramos há mais de um mês estão sendo um pulmão absolutamente imprescindível para o sistema de saúde", disse o secretário de saúde municipal, Edson Aparecido dos Santos, em entrevista à Globonews.

"Mais de 2.000 pessoas já passaram pelos dois hospitais de campanha. Imagina se essas pessoas estivessem na porta de hospitais, seguramente já teríamos chegado ao colapso da rede hospitalar", completou o secretário.

Além das unidades do Anhembi e do Pacaembu, que foram anunciadas no final de março, na última sexta-feira (01) foi inaugurada também uma terceira dentro do estádio do Ibirapuera. Esta última tem capacidade para 268 leitos e é destinada a pacientes em estado grave por conta da covid-19. 

O secretário municipal explicou que a unidade do Anhembi tem sido especialmente importante porque agora tem uma ala reservada apenas para pessoas contaminadas com o coronavírus.

"Fizemos uma mudança de protocolo importante, agora quem apresenta sintomas estamos transferindo para uma ala do hospital do Anhembi que está reservada só para esses pacientes", disse Edson Aparecido.

"A pressão (no sistema de saúde) tem aumentado continuamente. Ontem passamos os 2.000 óbitos confirmados e 2.500 óbitos suspeitos, então estamos chegando perto dos mesmos números de mortos da China", complementou o secretário, preocupado com o crescimento dos casos nos últimos dias.