Economia

Combustível mais barato faz país ter a maior deflação mensal desde 1998

IPCA recuou 0,31% em abril, menor índice em 22 anos. Combustível ficou 9,59% mais barato.

Por G1 08/05/2020 09h09
Combustível mais barato faz país ter a maior deflação mensal desde 1998
Bomba de Combustível

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, recuou 0,31% em abril, depois de ter registrado uma taxa de 0,07% em março, em meio a queda dos preços dos combustíveis e tombo da atividade econômica, segundo divulgou nesta sexta-feira (8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado é a menor variação mensal desde agosto de 1998, quando chegou a -0,51%. Trata-se também da primeira deflação registrada no país desde setembro do ano passado, quando o IPCA ficou em -0,04%.

No ano, o IPCA acumula alta de 0,22% e, nos últimos doze meses, de 2,40%, bem abaixo dos 3,30% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. O centro da meta de inflação para este ano é de 4%.

O que explica a deflação

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, seis tiveram deflação em abril. Ou seja, os preços caíram.

Segundo o IBGE, o resultado do IPCA foi influenciado principalmente pela queda de 9,59% no preço dos combustíveis. A gasolina recuou 9,31% em abril e representou o maior impacto individual negativo no índice geral (-0,47 ponto percentual).

"O resultado de abril foi muito influenciado pela série de reduções nos preços dos combustíveis, principalmente da gasolina, que caiu bastante e puxou o índice para baixo", explica o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov. No período de coleta, houve dois anúncios de diminuição no preço da gasolina nas refinarias: no dia 28 de março, de 5%, e no dia 20 de abril, de 8%.

Os preços internacionais do petróleo desabaram em abril em meio a queda da demanda e tombo da atividade econômica no mundo todo.

Nesta quinta-feira, a Petrobras elevou em 12% os preços da gasolina nas refinarias.