Alagoas

Ministério da Saúde é questionado sobre respiradores para AL

Governo Federal prometeu equipamentos que nunca chegaram

Por 7Segundos com Assessoria 08/05/2020 14h02
Ministério da Saúde é questionado sobre respiradores para AL
Ministro da Saúde Nelson Teich - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual de Alagoas (MP/AL) requisitaram informações ao Ministério da Saúde acerca do dos 30 respiradores destinados ao estado prometidos no início da pandemia do novo coronavírus.

Os órgãos requerem posicionamento do Ministério da Saúde devido à preocupação gerada pelo rápido avanço da covid-19 em Alagoas, contrapondo-se ao que se esperava com a implementação de medidas restritivas estabelecidas pelo governo estadual.

Há duas semanas, em conversas com a imprensa, o secretário de saúde do estado, Alexandre Ayres, informava que os equipamentos prometidos nunca haviam chegado. Ele informou nesta quinta-feira (07) que Renan Filho chegou a conversar com o ministro Nelso Teich acerca do assunto.

Esta semana, um segundo lote foi encaminhado para os estados, e Alagoas não entrou na lista novamente.

Outra questão levada pelos MPF e MP/AL ao Ministério da Saúde está relacionada à limitação no recrutamento de pessoal para a operação dos leitos. O auxílio da Força Nacional do Sistema Único de Saúde é considerada pelos órgãos ministeriais como uma medida essencial na prevenção e no combate à covid-19 em Alagoas.