Geral

MPE divulga nota em repúdio a mensagens divulgadas por militar que agrediu jovem em União dos Palmares

Elcio Sarmento criticou promotora que solicitou abertura de inquérito policial para investigar o caso

Por Assessoria com 7Segundos 09/05/2020 12h12
MPE divulga nota em repúdio a mensagens divulgadas por militar que agrediu jovem em União dos Palmares
Policial reformado agride cidadão em União dos Palmares - Foto: Cortesia

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), através do Procurador-Geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório, divulgou nota em apoio a promotora de Justiça, Jheise de Fátima Lima, que foi atacada de forma desreipeitosa pelo policial militar da reserva, Elcio Sarmento.

Os ataques que foram divulgados por meio de whatsapp, ocorrreram após a promotora Jheise de Fátima Lima ter requerido a instauração de inquérito policial contra um policial que agredir um jovem na última quinta-feira (07) no município de União dos Palmares.

O motivo da agressão foi porque o jovem teria perguntado porque o homem (até então ele não sabia que era um policial) estava desobedecendo o último Decreto Estadual que determina o uso obrigatório de máscara em via pública.

Minutos antes da agressão, o policial estava gravando um vídeo em seu próprio celular criticando a Prefeitura de União dos Palmares por ter feito um bloqueio nas ruas que em frente a agências bancárias como forma de evitar a aglomeração de pessoas e evitar a contaminação do coronavírus.

Veja a nota na íntegra:

O Ministério Público do Estado de Alagoas, através da Procuradoria-Geral de Justiça, no sentido de garantir o respeito às prerrogativas e à atuação funcional dos membros, empenha seu total e irrestrito apoio ao trabalho realizado pela Promotora de Justiça Jheise de Fátima Lima da Gama, a qual desenvolve o seu labor de maneira exemplar, notadamente no combate à criminalidade na Cidade de União dos Palmares-AL, razão pela qual obteve o reconhecimento e a admiração da sociedade alagoana, destinatária única dos préstimos ministeriais no Estado.

Repudiamos a forma equivocada e inconsequente em que o senhor Elcio Sarmento, durante postagens em rede social whatsapp, no lugar de defender-se da requisição de instauração de inquérito policial, por crimes, em tese, por ele praticados, atacou a representante Ministerial e o Ministério Público como um todo, por cumprir com o seu dever funcional, nos exatos limites de suas atribuições constitucionais.

Ao final, a Procuradoria-Geral de Justiça repele toda e qualquer insinuação que venha a macular a imparcialidade e a correção de postura da referida Promotora de Justiça. 

Maceió, 08 de maio de 2020. 

Márcio Roberto Tenório de Albuquerque (Procurador-Geral de Justiça do Estado de Alagoas)