Educação

Consulta pública para construção do Novo Ensino Médio em Alagoas segue até o dia 31

Proposta do novo referencial curricular está disponível para toda sociedade que pode participar e contribuir na construção do currículo

Por Ascom Seduc 10/05/2020 10h10
Consulta pública para construção do Novo Ensino Médio em Alagoas segue até o dia 31
Documento está disponível para consulta - Foto: Thiago Henrique

O novo referencial curricular do Ensino Médio está em construção e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) convida toda a população alagoana a participar e contribuir na construção do documento. A proposta do referencial está aberta para consulta pública pelo EscolaWeb (https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/recal-do-ensino-medio) até o dia 31 de maio. O Referencial é essencial para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e servirá de referência para o currículo do Ensino Médio em escolas públicas e privadas.

Neste endereço, estão disponíveis o texto introdutório do documento e os das quatro áreas de conhecimento: Linguagens e Suas Tecnologias; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. A consulta pública é uma etapa amplamente participativa do processo de elaboração do referencial e garante a legitimidade e a representatividade no território alagoano no documento, envolvendo todas as redes de ensino e valorizando suas contribuições.

No canal do YouTube da Seduc, foram disponibilizados Webinários abordando os principais pontos de cada área de conhecimento do documento e que podem ser acessados em (https://bityli.com/KpGsq) . Além da exposição sobre o documento, também se encontra  um passo a passo de como realizar a contribuição. 

Contribuição 

Em transmissão nesta última quinta-feira (07) pelas redes sociais da Seduc, a coordenadora da etapa do Ensino Médio por Alagoas, Andreia Alves o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, falaram da importância da contribuição e das novidades que o documento preliminar traz para o ensino médio com a possibilidade utilizar elementos próprios do estado, como acultura, culinária e artes nos elementos de estudos, desenvolvendo as competências e habilidades dos estudantes.

“Alagoas está na fase de reelaboração do referencial curricular com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foi formada uma equipe com grupos de trabalhos com professores das escolas públicas e universidades do estado. Essa equipe criou esse documento preliminar que está em Consulta Pública, onde toda sociedade pode contribuir nessa construção. A partir dessas contribuições, vamos incorporar ao documento as que forem plausíveis. Quanto mais olhares tivermos para essa colaboração, teremos um documento melhor”, afirma Andreia Alves.

Identidade

Ainda segundo Andreia Alves, outros momentos serão organizados  para esclarecer outros pontos que são abordados no documento que norteará o ensino médio no estado. Concluída a Consulta Pública, serão sistematizadas as contribuições, realizadas análises e alterações dos textos e o documento será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação (CEE), até o final de setembro, para homologação. 

“Estamos consultando todo estado de Alagoas e esta discussão começou em 2017. A contribuição de todos é muito importante neste momento. No final, teremos um documento rico que trará elementos do país e, principalmente, do nosso Estado, muito conteúdo que é específico de Alagoas. O referencial vem com essa proposta de discutir o território Alagoano, pois, além de e aprender o que é comum a todos os estados, teremos o nosso estado como meio de estudo”, explica Ricardo Lisboa.