Cidades

Sem nova via da identidade, autônomo não consegue sacar auxílio emergencial

Jovem afirma que valor está liberado, mas devido a mau estado do documento, dinheiro não pode ser sacado

Por 7Segundos 11/05/2020 11h11
Sem nova via da identidade, autônomo não consegue sacar auxílio emergencial
Fila em agência da Caixa no Tabuleiro do Martins - Foto: Ricardo Alexandre/7Segundos

A notícia de que teve o auxílio emergencial aprovado foi de grande alívio para o autônomo Gabriel Lucas dos Santos, 21. Impedido de trabalhar por conta da pandemia, a ajuda de R$ 600 junto com valor igual obtido pela esposa iria ajudar na subsistência da família, que mora na comunidade Forene, em Maceió. Mas, apesar de o dinheiro estar liberado na conta digital Caixa Tem, ele não consegue sacar o dinheiro por uma simples dificuldade: o mau estado de conservação da carteira de identidade.

“No aplicativo pede que a gente mande foto do documento e aí vai para a etapa de verificação e não sai de lá. Fica e mensagem dizendo que está verificando e não sai disso. Minha esposa também teve a mesma dificuldade no começo, então achava que podia ser congestionamento do sistema, mas depois de várias semanas tentando, fui à Caixa e conversei com o gerente do banco, e ele explicou que o problema só será resolvido se eu tirar um novo documento de identidade. De acordo com ele, tem muita gente com essa mesma dificuldade”, afirmou o jovem.

Ele explica que molhou a identidade por acidente, algum tempo atrás, e isso fez com que um pedaço da borda se soltasse. O ambulante explica que como a foto e todas as informações continuavam legíveis, não procurou na época fazer uma nova via do documento. E agora, com as Centrais Já fechadas, não sabe como fazer para resolver a situação.

“Resolvi entrar em contato com vocês da imprensa porque já não sei mais o que fazer para tentar resolver a situação. Aqui onde eu moro também tem outras pessoas que estão com o dinheiro liberado e também não conseguem sacar o dinheiro, às vezes só porque a carteira de identidade tem mais de cinco anos. E o gerente de banco que eu falei disse que não pode fazer nada, que não depende dele resolver o problema”, ressaltou.

Ele conta que, após vários dias com o aplicativo travado na etapa de verificação do documento de identidade, resolveu procurar uma agência da Caixa para tentar resolver a situação e então enfrentou mais uma dificuldade, as enormes filas e aglomeração de pessoas para sacar o benefício. Ele conta que após tentar em três agências de Maceió, resolveu ir em uma Caixa no município de Rio Largo e só depois de passar quase um dia inteiro esperando, ouviu do gerente que não podia fazer nada.

Após a negativa, o autônomo afirma ter telefonado para os números das Centrais Já em Maceió, e ter tentado contato também com o Instituto de Identificação e a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio de telefones fixos disponibilizados pela internet. Em alguns dos números, sequer conseguiu completar a ligação e, nos telefones que conseguia fazer a chamada, ninguém atende. “A gente sabe que está todo mundo no mesmo barco e que todos nós corremos risco de pegar essa doença. Mas o Estado deveria ver a nossa situação e ver uma maneira de ajudar”, ressaltou.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do Instituto de Identificação, que encaminhou a seguinte nota sobre a situação: 

Considerando os Decretos Governamentais nº 69.577 de 28 de março de 2020 e Decreto Nº 69.722 de 04 e maio de 2020 que tratam ações preventivas de combate ao coronavírus, informamos que o atendimento ao público está suspenso, incluindo os atendimentos agendados, novas solicitações de 1º e 2º via, e a entrega de carteiras de identidade.

Outrossim, o atendimento retornará ao fim deste Decreto ou até quando perdurar o período.