Polícia

PM fiscaliza cumprimento ao Decreto Emergencial em União dos Palmares

Pessoas sem máscaras e em aglomeração foram flagradas no Centro da cidade

Por Ascom PM/AL 12/05/2020 09h09
PM fiscaliza cumprimento ao Decreto Emergencial em União dos Palmares
Operação foi realizada entre a PM e a Prefeitura de União dos Palmares - Foto: Ascom PMAL

Equipes do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizaram, nessa segunda-feira (11), uma operação conjunta com órgãos da Prefeitura Municipal de União dos Palmares para fiscalizar o cumprimento do Decreto de Situação de Emergência do Governo de Alagoas em enfrentamento ao novo coronavírus pelos bairros da cidade.

Durante a ação, que contou com a participação do comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel Walter do Valle, e do comandante do 2º BPM, major Luiz Santos, o efetivo com 34 agentes percorreu diversas ruas do Centro, orientando os proprietários sobre as determinações estabelecidas para o funcionamento regular durante a pandemia. Os representantes da Prefeitura da cidade foram da Guarda Municipal, da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT) e do setor de Controle Tributário.

Os fiscais da prefeitura lacraram uma loja de roupas, estabelecimento considerado não essencial e que estava aberto irregularmente. A proprietária do local não foi encontrada. Além disso, a operação também flagrou pessoas bebendo e conversando em uma praça e ainda outras que não estavam usando máscaras. Elas foram advertidas e cessaram com a aglomeração e colocaram o equipamento de proteção que estava guardado no bolso, respectivamente.

Vale ressaltar que o 2º BPM, além de União dos Palmares, abrange também as cidades de Santana do Mundaú, São José da Laje, Murici, Branquinha e Ibateguara. De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), divulgado hoje, a área da unidade operacional da PM tem 66 casos confirmados e seis óbitos por Covid-19. Santana segue como o único município a não ter casos confirmados da região.

A ação desta segunda em União faz parte da Operação Controle, do CPI, que vem intensificando os trabalhos de fiscalização nas unidades operacionais do interior do Estado. No último sábado (09), a equipe do CPI esteve em Arapiraca numa conjunta com o 3º BPM. Na próxima quarta (13), sexta (15) e sábado (16), o reforço na fiscalização acontecerá nos municípios de Santana do Ipanema, Penedo e Palmeira dos Índios, respectivamente. Mas a ação de combate ao descumprimento continua até a vigência do Decreto de nº 69.722, 20 de maio, ou enquanto durar a situação emergencial, em todo o território alagoano.

Proprietários de estabelecimentos com funcionamento irregular, caso não identificado nessa segunda em União, estão sendo orientados em todo o Estado e, caso insistam, poderão ser autuados pelos crimes de desobediência e por infringir determinação do poder público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Ambos estão previstos no Código Penal.

Fique em casa! Em caso de descumprimentos denuncie e ligue:

190 - para flagrante de funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais não listados no decreto como serviço essencial;

181 (Disque-denúncia) - para ações que foram divulgadas para ocorrer, como um show.