Economia

Em Maceió, Centro Pesqueiro funciona sob adequações e em novo horário

Medidas são preventivas contra o novo coronavírus

Por Ascom Semtel 12/05/2020 14h02
Em Maceió, Centro Pesqueiro funciona sob adequações e em novo horário
Fiscalização de Centro Pesqueiro - Foto: Reprodução

Em funcionamento sob novas adequações, o Centro Pesqueiro do Jaraguá adotou medidas que visam ampliar o combate ao novo coronavírus. Fruto de uma regulamentação definida pelo Comitê Gestor do espaço, o local agora conta com o uso obrigatório de máscaras por clientes e permissionários, disponibilização de álcool 70%, distanciamento no espaço de comercialização e um local para higienização das mãos na entrada, além da proibição do consumo de alimentos.

Umas das principais medidas adotadas ainda é a mudança no horário de funcionamento do espaço, que passa a abrir de terça a domingo das 5h às 14h e fecha às segundas-feiras, quando o local recebe equipes de limpeza para desinfecção e higienização.

De acordo com o permissionário Antônio Cupertino, as medidas ajudam a passar segurança aos clientes e contribuem com a saúde dos trabalhadores do espaço. “A gente agora conta com uma melhor organização para receber todos os nossos clientes. Na recepção tem álcool disponível, temos uma faixa de limitação e distanciamento, além dos nossos aparatos pessoais. Todos os trabalhadores possuem toucas e máscaras, e sempre oferecem produtos frescos”, explicou.

O conjunto de medidas adotadas segue as adequações publicadas em uma portaria no dia 06 de maio. Nela está contida uma série de normas a fim de assegurar a manutenção das atividades essenciais realizadas no espaço durante o período de pandemia. Medidas disciplinadoras para evitar aglomeração no acesso ao Centro Pesqueiro Jaraguá como, por exemplo, identificar e indicar local de entrada e saída.

“São medidas que estarão em vigor enquanto a pandemia durar e visam garantir o funcionamento de um equipamento de serviços essenciais, que se enquadra como um local de abastecimento, uma vez que fornece alimentação à população, assim como os mercados e feiras livres. A Prefeitura de Maceió mantém ainda uma programação de higienização dos espaços públicos e por isso o Centro Pesqueiro do Jaraguá irá fechar às segundas-feiras para receber esse serviço de limpeza”, comentou o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Jair Galvão, gestor da pasta responsável pela coordenação do espaço.

O eletricista Manoel Messias, um dos clientes a visitar o espaço já sob as novas adequações, elogiou as medidas adotadas e reforçou a importância dos clientes se sentirem seguros durante a permanência no local de compras. “Uma organização excelente e um atendimento muito bom. Todo mundo usando máscaras e seguindo as normas recomendadas pelas organizações de saúde. A gente sente segurança e vê que as pessoas estão trabalhando em prol disso”, afirmou.

Entre as medidas apontadas pela portaria está o afastamento do beneficiário ou funcionário que apresentar sintomas de gripe ou similares, por um período mínimo de 14 dias, contados a partir da aparição dos primeiros sintomas.

O Comitê Gestor do Centro Pesqueiro é formado pelas Secretarias Municipais de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Infraestrutura (Seminfra), Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Economia (Semec), Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) e Gabinete de Governança (GGOV).