Alagoas

Deputado faz jogo com números em postagem para minimizar Covid-19 em AL

Parlamentar usa mortes do ano passado para questionar casos em Alagoas

Por 7Segundos 12/05/2020 17h05
Deputado faz jogo com números em postagem para minimizar Covid-19 em AL
Postagem nas redes sociais feita pelo deputado - Foto: Reprodução

O Cabo Bebeto seguiu a linha do presidente Jair Bolsonaro e resolveu publicar em suas redes sociais nesta terça-feira (12) uma comparação do número de mortes em Alagoas do mês de abril deste ano com o de 2019.

Segundo dados apresentados pelo parlamentar, foram 1.310 mortes em Alagoas no ano passado, usando o título “Sem coronavírus”; e neste ano 1.284 utilizando “Com coronavírus”.

Vale lembrar que no portal da Transparência do Registro Civil, o número de mortes referente ao mês do ano passado citado é verdadeiro, porém são de inúmeras causas, como acidentes, violência e problemas de saúde. Números que variam de cada ano, como em 2018 foram 1.155 mortes, no ano e 2017 foram 773 ;  e em 2016 os número voltaram a subir com 1.016 óbitos.

A postagem está repercutindo nas redes sociais, um grupo apóia e outro crítica a postura do deputado.

“Meu Deus, Bebeto! A questão nem é essa, e sim o risco dos hospitais entrarem em colapso. Antes da Covid, quando foi que os números ameaçaram os hospitais/Upas a não receberem mais pacientes? Leitos sempre foram problemas aqui nos estado, imagine agora?! Esquece um pouco a ideologia e o fanatismo. Votei em você achando que não seria mais um político com ideologias acima da população...”, traz um comentário.

“Visita as UTI'S hospitais de Maceió, assim verá a gravidade da pandemia. Alguns hospitais privados já colocando placas de lotado. Quando vimos em MCZ ?”, traz outra seguida do deputado.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), compartilhou em seu Instagram, na noite desta segunda-feira (11) publicação do deputado cearense André Fernandes (PSL) que foi classificada como conteúdo falso. A rede social possui uma ferramenta de verificação de fake news em parceria com agências de checagem de fatos.

A publicação tratava sobre suposta queda nas mortes por problemas respiratórios no Ceará entre 2019 e 2020.