Turismo

Empresários do Litoral Sul debatem retomada do turismo na região pós-pandemia

Reunião debateu critérios e medidas que serão implementadas futuramente

Por Sedetur Alagoas 12/05/2020 12h12
Empresários do Litoral Sul debatem retomada do turismo na região pós-pandemia
Litoral Sul estuda medidas e ações para retomada da atividade turística pós-pandemia - Foto: Viva Francês

A retomada do turismo pós-pandemia exigirá dos destinos turísticos, empresários e turistas, uma nova conduta visando as condições sanitárias e de higiene impostas pela proliferação do novo coronavírus. Pensando nisso, a instância de governança da região turística Lagoas e Mares do Sul tomou a iniciativa de reunir seus associados e técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), para debater ações e medidas em reunião online realizada nesta segunda-feira (11).

Abrangendo todos os municípios turísticos do Litoral Sul de Alagoas, que conta com importantes destinos como Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Coruripe, entre outros, a reunião debateu critérios e medidas que serão implementadas levando em consideração as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para um protocolo de retomada com os procedimentos de segurança para os turistas e para todos os players da cadeia do turismo.

Estratégias comerciais de divulgação e promoção dos Destinos e o dialogo com as prefeituras municipais dos municípios turísticos também foram pauta do encontro online. “A preocupação neste momento é se adequar à nova realidade imposta pela doença. Estamos fazendo um apanhado do que vem sendo implementado em todo o mundo, fizemos um protocolo de medidas, distribuímos aos empresários e os representantes de cada município, e estamos fazendo um requerimento às prefeituras, para que elas nos digam o que estão fazendo para conscientizar ambulantes e outros atores da cadeia do turismo quanto a postura que terá que ser adotada na atividade turística”, conta Marcos Jacinto, presidente da instância de governança Lagoas e Mares do Sul e proprietário do Viva Barra Hotel e Pousada, localizado na Barra de São Miguel.

Para o superintendente de Turismo, Paulo Kugelmas, essas reuniões são essenciais para preparar o Destino Alagoas para a retomada da atividade turística. “É muito importante que todos os atores que compõem a cadeia produtiva do turismo estejam alinhados com as novas medidas e ações que serão impostas ao setor. Estas novas condutas irão pautar o funcionamento do setor, tanto na prática do dia a dia quanto nas estratégias comerciais e de promoção do turismo. A Sedetur segue atenta a essas mudanças no mercado, buscando orientar e auxiliar a todos para que Alagoas esteja pronta para a atividade turística assim que isto for possível”, pontua.