Alagoas

Setor de Serviços em Alagoas cai 7,3% em março

Impacto do isolamento social começa a ser refletido

Por 7Segundos com IBGE 12/05/2020 14h02
Setor de Serviços em Alagoas cai 7,3% em março
Centro de Maceió - Foto: Reprodução

Em março de 2020, o volume de serviços em Alagoas caiu 7,3% frente a fevereiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o órgão, este é o resultado negativo mais intenso desde o início da série e, 2011. Os impactos observados foram sentidos especialmente no último terço do mês de março, quando começaram as medidas de isolamento social devido à Covid-19.

A queda foi registrada em todas as cinco atividades investigadas que são os serviços prestados às famílias; transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio serviços profissionais, administrativos e complementares e os de informação e comunicação.

A maior parte (24) das 27 unidades da federação teve retração no volume de serviços em março de 2020, em relação a fevereiro, acompanhando o recuo (-6,9%) do país. São Paulo (-6,2%) e Rio de Janeiro (-9,2%) sofreram as perdas mais importantes, pressionados pelos segmentos de alojamento e alimentação. Outras pressões negativas relevantes vieram do Rio Grande do Sul (-11,0%), Distrito Federal (-10,9%) e Paraná (-5,4%).

Em contrapartida, os únicos impactos regionais positivos vieram do Amazonas (1,9%), de Rondônia (3,1%) e do Maranhão (1,1%).