Geral

É falso que ligações do 136 são golpe; esse é o Disque Saúde do Governo Federal

Ministério da Saúde realiza, desde o início de abril, um monitoramento à distância da situação da saúde da população

Por Agência Alagoas 12/05/2020 16h04
É falso que ligações do 136 são golpe; esse é o Disque Saúde do Governo Federal
Fake News - Foto: Reprodução

Circula em grupos de WhatsApp, em Alagoas, uma mensagem expondo três números telefônicos que estariam sendo usados para aplicar golpes na população, aproveitando-se da pandemia da Covid-19. Porém, as informações são falsas, uma vez que o Ministério da Saúde realiza, desde o início de abril, um monitoramento à distância da situação da saúde da população por meio do Disque Saúde 136 ou 00136.

A proposta, segundo o Ministério, é promover a busca ativa para identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus, através do disparo de ligações com atendimento automatizado para encontrar possíveis casos.

Em tom de alerta, o texto das redes sociais explica que as pessoas não devem atender às ligações dos números 136, 0136 ou 00136 para não ser enganadas. "Não atendam ligação de celular do número 136 ou 0136 ou 00136. É golpe. Ligaram para um amigo ontem. Se alguém ligar de qualquer número dizendo que está fazendo uma pesquisa sobre o coronavírus ou o Covid, desligue o telefone. Isso também é golpe", diz a mensagem.

O Ministério da Saúde esclarece, por meio de publicação nas suas redes sociais, que durante a ligação não são solicitados dados pessoais, doações ou  transferência de dinheiro. O Ministério explica, ainda, que não envia links ou códigos duvidosos por mensagem de celular. 

No canal do Ministério em uma plataforma de áudios, é possível escutar a simulação da ligação. 

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.