Geral

Dia da Enfermagem: SMS destaca importância da categoria

Dia 12 de maio é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem, profissionais indispensáveis na luta contra o coronavírus

Por Ascom SMS 12/05/2020 16h04
Dia da Enfermagem: SMS destaca importância da categoria
Profissionais estão na linha de frente contra o coronavírus - Foto: Reprodução

Nesta terça-feira, 12 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Enfermagem, categoria profissional responsável pela proteção da saúde nos hospitais e demais instituições que necessitem de assistência contínua. Neste período de pandemia de Covid-19, o trabalho desses profissionais é ainda mais necessário, assim como seu reconhecimento, pois no enfrentamento ao novo coronavírus, eles estão expostos a riscos de infecção, já que atuam na linha de frente no cuidado aos pacientes.

De acordo com Roseane Andrade, enfermeira da Diretoria de Atenção à Saúde da SMS, neste momento de pandemia, as equipes de enfermagem que atuam no Município, tanto em Unidades Básicas quanto nas de Referência, estão cuidando das pessoas com empatia, disciplina, responsabilidade e sempre seguindo os protocolos da ciência.

 “Nesses locais, os profissionais têm se dedicado a fazer triagens, orientações, atendimentos, encaminhamentos para todos esses pacientes, sempre atentando aos cuidados com sua proteção e segurança, assim como de todos que estão à sua volta, então é mais que justo que reconheçamos o esforço desses enfermeiros e enfermeiras que todos os dias se dedicam a cuidar da população, mesmo diante dos riscos”, destaca Roseane.

“A enfermagem é uma categoria da área da saúde que presta serviço durante as 24 horas de domingo a domingo. Nós, enfermeiros e enfermeiras, nos dedicamos à arte de cuidar, atendendo aos princípios da ética profissional, generosidade,  dedicação e ciência. Por isso, neste dia, desejamos a todos os profissionais de enfermagem um dia especial, registrando nosso agradecimento enquanto gestão por esta atuação diante do cenário da Covid-19”, finaliza Roseane.

A data

A data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820 e considerada a “mãe” da enfermagem moderna. No Brasil, a data também lembra Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.