Geral

Defesa Civil Municipal monitora chuvas na cidade

População deve acionar o órgão em caso de ocorrências

Por Ascom Defesa Civil 12/05/2020 17h05
Defesa Civil Municipal monitora chuvas na cidade
Defesa Civil monitora chuvas em Maceió - Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está monitorando as chuvas na capital nesta terça-feira (12) e não registrou, até o momento, ocorrências. A Defesa Civil orienta que o acionamento deve ser feito pelo número 199 até às 18h. Após este horário, os chamados devem ser feito pelo 193 do Corpo de Bombeiros.

Nas últimas 24 horas, os pluviômetros da capital registraram maior acumulado de chuva nos bairros do Benedito Bentes, 53,2mm, e no Antares, com acumulados de 53mm. Já a área com menor registro de chuva pelos pluviômetros foi a região da Gruta de Lourdes, com acumulado de 3,8mm nas últimas 24 horas. 

Como o volume de chuva nos bairros de Benedito Bentes e Antares ultrapassou o registro de 40mm nas últimas 24 horas, a Defesa Civil está trabalhando em nível operacional de atenção dentro do Protocolo de de Proteção e Ação de Defesa Civil para estas duas áreas. Para as demais áreas, o nível operacional é de observação.

A previsão do tempo, segundo informações da Sala de Alerta da Semarh, é de permanência de tempo instável nesta terça (12) e quarta-feira (13), com possibilidade de pancadas de chuva intercaladas com período seco.

A Defesa Civil Municipal orienta a população que se encontra em área de risco em Maceió que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro – a exemplo de casa de parentes – e acione o órgão municipal para avaliação da área.

Em caso de ocorrências, o acionamento deve ser feito no horário de 8h às 18h, no número 199 da Defesa Civil. Após este horário, o atendimento será realizado pelo Corpo de Bombeiros, no número 193, e as chamadas são encaminhadas para a Defesa Civil de Maceió.