Alagoas

Alagoas integra painel nacional de consulta de medidas estaduais sobre o coronavírus

Ferramenta visa fortalecer transparência e auxiliar gestores públicos no processo decisório relacionado à pandemia

Por Agência Alagoas 13/05/2020 16h04
Alagoas integra painel nacional de consulta de medidas estaduais sobre o coronavírus
Painel já conta com mais de mil medidas catalogadas pelas unidades federativas - Foto: Reprodução

Além de disponíveis no site Alagoas Contra o Coronavírus, as medidas adotadas pelo Estado para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 agora também estão disponibilizadas num painel nacional, a fim de auxiliar gestores públicos no processo de tomada de decisão nesse período. A plataforma, criada pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), já está disponível e pode ser acessada no site consad.org.br.

Para conferir as ações do Governo de Alagoas na ferramenta, basta filtrar a busca no painel por unidade federativa. Além disso, é possível também combinar a consulta pelo gênero da medida, frente de atuação ou pela data da ação. A plataforma reúne respostas dos governos para o atendimento à saúde, para a desaceleração da propagação do vírus, obtenção de recursos, apoio à atividade econômica, fomento à pesquisa, auxílio a famílias e grupos vulneráveis, apoio a municípios, entre outras.

Catalogadas pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), as medidas de Alagoas, assim como as demais inseridas no painel, direcionam para o ato normativo ou para uma publicação no site de notícias do governo relacionada a elas. Dessa forma, cada gestor poderá analisar as medidas tomadas em outras unidades federativas em relação a uma frente de atuação, bem como a evolução temporal entre as que foram estabelecidas anteriormente para definir a que melhor se enquadra na sua realidade. Do mesmo modo, os cidadãos podem utilizar a ferramenta para acompanhar o que está sendo feito em todo o Brasil.

“O painel é um importante instrumento de transparência e, principalmente, uma ferramenta bastante completa para a gestão dessa crise nos Estados, na gestão pública como um todo. Neste momento, mais do que nunca, precisamos estar muito integrados, analisando as decisões dos demais Estados e unindo esforços e equipes técnicas para que possamos enfrentar a pandemia com medidas assertivas, que salvam vidas”, afirma o secretário da Seplag e presidente do Consad, Fabrício Marques Santos.

O painel está sendo atualizado conforme são tomadas novas medidas pelos Estados. Para conferir a plataforma, basta acessar http://www.consad.org.br/.