Saúde

Alagoas já tem 77% dos leitos de UTI da rede pública ocupados

Secretário Alexandre Ayres alerta população para necessidade urgente do cumprimento das medidas de isolamento social

Por Redação, com assessoria 13/05/2020 08h08
Alagoas já tem 77% dos leitos de UTI da rede pública ocupados
Paciente é intubado por médico na UTI da Santa Casa de Maceió - Foto: Divulgação/Santa Casa

Os números de casos confirmados de pessoas com coronavírus em Alagoas não param de subir. O estado já está com 77% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública ocupados, de acordo com o último boletim de ocupação dos leitos divulgado nessa terça-feira (12) pela Secretaria de Saúde (Sesau).

Em Maceió, a taxa de ocupação segue a mesma do estado, 77%. Dos 115 leitos de UTI disponíveis, 88 estão ocupados. Já no interior, esse percentual é ainda maior, dos 40 leitos disponíveis, 32 já estão ocupados, gerando uma taxa de 80% de ocupação.

Os números alarmantes continuam sendo reflexo do comportamento da população, que insiste em descumprir as medidas restritivas de isolamento social. De acordo com dados da InLoco Tecnologia divulgados no início da semana, o índice de isolamento social no estado é de apenas 43,9%. Ainda nessa terça, Alagoas registrou um total de 2580 casos confirmados de pessoas com coronavírus e 150 óbitos.

O secretário de saúde, Alexandre Ayres, afirma que esse é o maior desafio de saúde pública dos últimos anos e reafirma a necessidade do cumprimento das medidas restritivas de isolamento social pela população.

“Os números têm subido fortemente. Temos feito um grande esforço para aumentar o número de leitos em todo o estado, mas a população precisa colaborar e tomar consciência da gravidade e letalidade dessa doença que não escolhe idade, raça ou classe social. Se as pessoas não cumprirem o isolamento social, não vamos ter leitos para atender a demanda”, alertou o secretário.