Política

Atraso na entrega de respiradores a AL pode ser retaliação do Governo Federal

Bolsonaro fala em “guerra” e pede para que empresários comprem briga pela reabertura do comércio

Por Berg Morais 14/05/2020 16h04
Atraso na entrega de respiradores a AL pode ser retaliação do Governo Federal
Bolsonaro - Foto: Reprodução / Globo News

O anúncio de guerra aos governadores feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode ser o motivo do atraso para a entrega de respiradores ao governo de Alagoas. A fala de Bolsonaro ocorreu nesta quinta-feira (14), numa videoconferência organizada pelo presidente da Fiesp, Paulo Skaf, onde o Chefe do Executivo pediu para que os empresários comprem a briga com os governadores para que o comércio seja reaberto.

O presidente falou para um grupo de empresários a necessidade em reabrir o comércio. Ele disse que é “guerra” e que o empresariado precisa “jogar pesado” com os governadores. “Os senhores, com todo o respeito, têm que chamar o governador e jogar pesado. Jogar pesado, porque a questão é série, é guerra”.

Bolsonaro chegou a apelar para que os empresários comprem a briga com os governadores que não estão cumprindo as recomendações do governo federal. “Nós temos que mostrar a cara, botar a cara para apanhar. Porque nós devemos mostrar a consequência lá na frente. Lá na frente, eu tenho falado com o ministro Fernando [Azevedo], da Defesa... os problemas vão começar a acontecer. De caos, saque a supermercados, desobediência civil. Não adianta querer convocar as Forças Armadas porque não existe gente para tanta GLO [Garantia da Lei e da Ordem]”.

No início da pandemia, o Ministério da Saúde garantiu que respiradores seriam destinados ao Estado para ajudar no combate ao coronavírus. Na semana passada, o Ministério Público Federal e Estadual de Alagoas requisitaram informações sobre o atraso na entrega dos equipamentos.

A declaração dada hoje pelo presidente Jair Bolsonaro levanta dúvidas sobre a possibilidade de os respiradores não terem sido entregues como uma forma de retaliação aos governadores que estão sendo contrários as recomendações do governo federal para o isolamento vertical.